Ensinamentos do Espírito de Verdade

Hoje faremos uma reflexão sobre os ensinamentos do Espírito de Verdade em O Evangelho Segundo o Espiritismo.

O Espírito de Verdade é na realidade Jesus, que adotou este pseudônimo durante o período da codificação espírita. Sua identidade foi posteriormente confirmada em outras obras, principalmente nos trabalhos de Chico Xavier.

Jesus prometeu que retornaria, mas este retorno não se daria em forma material, como muitos pensaram. Mas sim atuando para que seus ensinamentos fossem relembrados, esclarecidos e expandidos, através da Doutrina Espírita.

Vejamos então alguns trechos dos ensinamentos presentes no Evangelho:

"6 – Venho ensinar e consolar os pobres deserdados. Venho dizer-lhes que elevem sua resignação ao nível de suas provas; que chorem, porque a dor no Jardim das Oliveiras, mas que esperem, porque os anjos consoladores virão enxugar as suas lágrimas.

Trabalhadores, traçai o vosso sulco. Recomeçai no dia seguinte a rude jornada da véspera. O trabalho de vossas mãos fornece o pão terreno aos vossos corpos, mas vossas almas não estão esquecidas: eu, o divino jardineiro, as cultivo no silêncio dos vossos pensamentos. Quando soar a hora do repouso, quando a trama escapar de vossas mãos, e vossos olhos se fecharem para a luz, sentireis surgir e germinar em vós a minha preciosa semente. Nada se perde no Reino de nosso Pai. Vossos suores e vossas misérias formam um tesouro, que vos tornará ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas, e onde o mais desnudo entre vós será talvez o mais resplandecente.

Em verdade vos digo: os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são os meus bem-amados. Instrui-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vos ensina o objetivo sublime da prova humana. Como o vento varre a poeira, que o sopro dos Espíritos dissipe a vossa inveja dos ricos do mundo, que são freqüentemente os mais miseráveis, porque suas provas são mais perigosas que as vossas. Estou convosco, e meu apóstolo vos ensina. Bebei na fonte viva do amor, e preparai-vos, cativos da vida, para vos lançardes um dia, livres e alegres, no seio daquele que vos criou fracos para vos tornar perfeitos, e deseja que modeleis vós mesmos a vossa dócil argila, para serdes os artífices da vossa imortalidade. (ESPÍRITO DE VERDADE, Paris, 1861)


*

7 – Eu sou o grande médico das almas, e venho trazer-vos o remédio que vos deve curar. Os débeis, os sofredores e os enfermos são os meus filhos prediletos, e venho salvá-los. Vinde, pois, a mim, todos vós que sofreis e que estais carregados, e sereis aliviados e consolados. Não procureis alhures a força e a consolação, porque o mundo é impotente para dá-las. Deus dirige aos vossos corações um apelo supremo através do Espiritismo: escutai-o. Que a impiedade, a mentira, o erro, a incredulidade, sejam extirpados de vossas almas doloridas. São esses os monstros que sugam o mais puro do vosso sangue, e vos produzem chagas quase sempre mortais. Que no futuro, humildes e submissos ao Criador, pratiqueis sua divina lei. Amai e orai. Sede dócil aos Espíritos do Senhor. Invocai-o do fundo do coração. Então, Ele vos enviará o seu Filho bem-amado, para vos instruir e vos dizer estas boas palavras: “Eis-me aqui; venho a vós, porque me chamastes! (ESPÍRITO DE VERDADE, Bordeaux, 1861)



*

8 – Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que a suplicam. Seu poder cobre a Terra, e por toda parte, ao lado de cada lágrima, põe o bálsamo que consola. O devotamento e a abnegação são uma prece contínua e encerram profundo ensinamento: a sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender estas verdades, em vez de reclamar contra as dores, os sofrimentos mortais, que são aqui na Terra o vosso quinhão. Tomai, pois, por divisa, essas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõe. O sentimento do dever cumprido vos dará a tranqüilidade de espírito e a resignação. O coração bate melhor, a alma se acalma, e o corpo já não sente desfalecimentos, porque o corpo sofre tanto mais, quanto mais profundamente abalado estiver o espírito. (ESPÍRITO DE VERDADE, Havre, 1863)
"

Jesus nos convida a abandonar os velhos hábitos e a abraçarmos os seus ensinamentos. E enquanto abraçamos seus ensinamentos do bem, do amor ao próximo, e da nossa mudança interior através do desenvolvimento das nossas virtudes, Jesus também nos abraça ao nos auxilia nos momentos difíceis, acalentando nossas almas e fortalecendo a nossa resignação.

Mas não podemos iniciar o novo sem abandonar ao velho. Precisamos nos libertar desse "velho-eu" que foi criado ao longo de tantas encarnações, repleto de mágoas, vícios e apegos, manchado e endurecido após tantas intempéries. Se queremos voar, precisamos nos livrar dessa mochila repleta de pedras que nós carregamos.

E a cada coisa que nos libertamos, ou seja, a cada pedra que removemos da mochila, vamos nos tornando mais leves, e adquirindo espaço para novas coisas em nossa bagagem.

Essa é a nossa jornada aqui na Terra, uma jornada de transformação e iluminação interior, mas que só vai se realizar se nós assim desejarmos e nos comprometermos com esse ideal.

Eu estou comprometido. E você?

A cada dia podemos fazer um novo começo. Basta querer.


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?