O poder do elogio e do reconhecimento - as sementes do bem

Interagimos com diversas pessoas no nosso dia-a-dia. Embora hoje muito dessa interação se dê por meios virtuais, ainda assim interagimos também pessoalmente com nossos colegas, familiares, amigos, prestadores de serviço, etc.

Todavia, não temos como saber o que se passa no interior de cada um. Cada pessoa é um universo de sentimentos, emoções, pensamentos, toda uma bagagem que resultou no que essa pessoa é no dia de hoje.

E por mais que cada um possua os seus dramas, suas dores e alegrias, boa parte dessas pessoas encontra uma razão para levantar a cabeça e seguir em frente, todos os dias. Seja sua fé, sua esperança, sua família, seu senso de dever, eles acordam com o objetivo de realizar as suas tarefas e de fazer tudo bem feito.

Mas quantas vezes nós paramos para reconhecer as pessoas que fazem as coisas bem feitas?

Quando é para criticar e apontar defeitos, todos nós somos os primeiros da fila! Queremos muito colaborar para destruir o próximo e apontar suas falhas.

E na hora do reconhecimento?

Quantas vezes nós já elogiamos uma pessoa que nos atendeu bem?

Quantas vezes nós reconhecemos o bom trabalho do próximo?

E indo mais longe: quantas vezes fomos recíprocos ao bom tratamento que recebemos do outro?

Quando somos reconhecidos e recebemos um elogio, nosso dia se ilumina! É algo tão incomum que não sabemos se ficamos felizes, tímidos, gratos, ou tudo junto.

Agora imagine para aquela pessoa que mesmo com todas as suas dificuldades se esforça para fazer o seu melhor. Imagine o quanto seu dia seria iluminado ao ouvir "isso está excelente!"!

Precisamos lembrar que aqueles que nos rodeiam são seres humanos como nós, e que são nossos irmãos. Quem não gostaria de colocar um sorriso no rosto de seu irmão?

Valorizar aquilo que o outro faz pode ser a diferença entre a motivação e a depressão, o sucesso e o fracasso, a alegria e a tristeza. Porque não fazer a nossa parte?

Então convido a vocês todos, amados leitores, para que à partir de hoje saiam pelo mundo espalhando elogios!

Vamos elogiar a equipe da padaria que faz aquele pão maravilhoso que compramos todos os dias! Vamos elogiar os nossos colegas de trabalho que investiram tantas horas no novo projeto! Vamos elogiar o alimento que foi preparado com amor para nós! Vamos dizer para as pessoas que convivem conosco o quanto suas presenças são importantes em nossas vidas! E assim por diante!

E que a cada crítica que fizermos, que possamos compensá-la com pelo menos três elogios distribuídos por aí!

Não há maneira mais simples e mais fácil de espalhar o bem!

Então está combinado!

Vamos começar?


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?