Aprecie o momento - Seja grato pelo agora

É comum que estejamos com nosso foco fora do lugar.

Alguns de nós, se perdem olhando para o passado, vivendo em meio a saudades, mágoas, arrependimentos e nostalgia.

Outros, se perdem olhando para o futuro, vivendo em meio aos sonhos, expectativas, ansiedades, e receios.

Ainda há aqueles que até vivem no presente, mas sem equilíbrio, fora do controle das suas vidas, aéreos, anestesiados e sem paixão por nada.

Precisamos de mais equilíbrio.

O passado é sim importantíssimo, pois é através do que já vivemos que adquirimos a experiência e a sabedoria para direcionarmos nossa vida para a direção correta.

O futuro também é importantíssimo, pois precisamos de objetivos, metas, sonhos, projetos, coisas que nos impulsionem sempre para a frente, sempre estimulando o nosso desenvolvimento nos mais diversos aspectos da nossa vida.

Agora, enquanto o passado é "o que já foi" e o futuro é "o que será" (ou "o que pode ser"), o presente é o agora. O presente simplesmente "é". E justamente por isso, nossa relação com o presente pode ser conflituosa às vezes.

Se o nosso presente nos desagrada, tendemos a viver em apatia, desânimo e até mesmo depressão. Recorrendo a diversos métodos de fugas da realidade (vícios diversos) para tentarmos nos anestesiar e nos distanciar desse momento atual que nos desagrada.

Mas se o presente não é o que gostaríamos, lembremos que ele é a consequência direta do nosso passado, das escolhas que foram feitas, dos caminhos que foram trilhados. Nós que nos trouxemos até este ponto, não só pelos caminhos escolhidos, mas também pela maneira como reagimos diante das diversas circunstâncias da vida.

E se não fizermos nada, se não fizermos uma reavaliação completa de quem somos, de onde queremos chegar e de como atingiremos esses objetivos, nosso futuro será igual ou talvez pior. É por isso que precisamos nos dedicar para plantar as sementes que florescerão amanhã, nos dedicando e tomando o cuidado de fazermos sempre o nosso melhor para aumentar as nossas chances de sucesso.

Isso não significa que o presente deve ser esquecido ou negligenciado.

Por mais que seu presente seja ótimo, bom, meia-boca ou ruim, ele é importante e tem muito a ser apreciado.


Por isso, te convido a esta reflexão:

- Lembre de algumas vezes tirar o foco de onde se quer chegar, e de quanto falta para atingir esse objetivo. E focar no quão longe já se chegou, no quanto já foi feito, na distância que já foi trilhada. Comparando-me comigo mesmo a 10 anos atrás, o que mudou?

- Pense: o que posso fazer com as coisas que já possuo? Tanto coisas materiais como (principalmente) habilidades e virtudes, o que eu já posso fazer imediatamente com os meios de que já disponho? Podemos nos surpreender com a resposta...

- O que o meu "eu do presente" poderia ensinar ao meu "eu do passado"? Se pudéssemos sintetizar uma lista de 10 conselhos, quais seriam eles? Quanta sabedoria nosso "eu do presente" poderia levar para o "eu do passado"? Mais uma vez, a resposta pode ser surpreendente.

Faça o exercício com calma, usando e abusando de papel e outros recursos que ajudarem a organizar os pensamentos. Baixe suas defesas, seja sincero, honesto, justo e bondoso para consigo mesmo.


Devemos sempre parar para apreciar o momento atual. Para sermos gratos pelo momento atual, pelo que temos agora, por quem somos agora, por onde já chegamos nesta jornada.

Com certeza a vida tem os seus altos e baixos, e nem sempre estamos no nosso melhor momento, mas o quanto que já aprendemos com as situações adversas que já vivemos? O quanto já crescemos com cada desafio?

Apreciar o presente e estar em paz com ele é uma das fontes da nossa tão desejada paz interior. E quanto mais em paz, equilibrados e harmonizados estivermos, mais aptos estaremos a conduzir nossas vidas pelo melhor caminho possível.

Sejamos gratos. Estejamos em paz. Sejamos felizes.

Um passo de cada vez.

E o melhor dia para começar é sempre HOJE!.


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

A felicidade que a prece proporciona

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Todo mundo erra! - Deixar o passado para trás!