Não se boicote!!!

 Falamos muito neste blog sobre virtudes, sobre mudança interior, sobre fazer um novo começo em nossas vidas. Sobre abandonar o velho eu endurecido e nos tornarmos esse novo eu mais leve, maleável e equilibrado. E tenho certeza que se vocês vem até aqui, é porque não só se interessam por esses temas, como também possuem esses objetivos.

Muito se fala sobre a reforma íntima ser algo difícil, e isso pode conduzir a um equívoco na compreensão deste processo. Sim, a reforma íntima exige esforço, assim como qualquer processo de transformação.

Vamos pegar uma pessoa de 40 anos como exemplo. Dando um desconto da infância e da adolescência, pode-se dizer que esta pessoa viveu 20 anos agindo exatamente da mesma forma. Somente nesta encarnação!!! Toda a forma de pensar e de agir desta pessoa se cristalizou (ou como ouvi outro dia: "secou no molde") durante esses 20 anos de fase adulta, fazendo com que seus pensamentos e ações sejam tão condicionados que acabam automaticamente operando por este modo padrão.

Para esta pessoa, tornar-se maleável novamente não será uma tarefa tão simples como seria para um adolescente. Mas isso não quer dizer que seja impossível. Aliás, uma pessoa mais madura poderá, com sua experiência de vida e sua inteligência, tornar seu processo de mudança interior muito mais eficiente, se assim desejar e se comprometer.

O ponto aqui é: precisamos parar de achar desculpas para as nossas condutas. Precisamos parar de achar desculpas para não termos começado ainda a nossa mudança. Precisamos parar de achar defeitos em tudo que é novo, diferente, e fora do convencional que estamos acostumados. Pois é justamente aí onde estamos nos boicotando!

Como eu sempre digo, quem quer mudar, muda. A questão é: quem quer mudar? E quando falo em mudar, falo mudar com consciência, com comprometimento, com dedicação. Chega um ponto em que precisamos sair de cima do muro, parar de servir a Deus e a Mamon. Se queremos mudar determinadas coisas em nossas vidas, precisamos agir, com coragem e foco para avançar rumo ao desconhecido, e sem perder o nosso objetivo de vista.

Há muitas pessoas que dizem: "não aguento mais trabalhar na minha profissão!". Mas quando questionadas sobre porque não começam em uma nova carreira, sempre vem as desculpas de "mas aí terei que começar tudo do zero", "ah, mas aí terei que estudar à noite, no meu descanso", "minha cabeça não é mais boa para estudar", e assim por diante. Esse é um simples exemplo, mas que retrata como acabamos agindo em relação a todas as mudanças da nossa vida.

Então, se queremos sair da situação A e ir para a situação B, não há mágica que fará com que tudo aconteça milagrosamente. Precisamos arregaçar as mangas e nos dedicar para este objetivo. Lembrando sempre que a evolução não dá saltos, portanto nada de pressa. Passos pequenos, mas constantes. Passos determinados, olhar focado, postura confiante. Precisamos assumir as rédeas de nossas vidas! Chega de ficar no banco do carona!

Então chega de desculpinhas e enrolações. Se quisermos mudar, vamos mudar. Se estivermos errados, vamos admitir. Se falharmos, vamos começar de novo. E de novo. E de novo. Porque quando se trata de mudança interior, precisamos de menos papo e mais ação.

Assim que mudarmos nossa postura, nossa forma de encarar as coisas, o nosso mindset, já notaremos algumas coisas mudando em nossas vidas. Talvez coisas pequenas. Mas perceberemos.

A cada dia temos a oportunidade de fazer um novo começo em nossas vidas. Que tenhamos a coragem para finalmente agir na direção dos nossos objetivos, para nos tornamos a cada dia pessoas melhores, mais equilibradas, mais felizes e com uma paz interior inabalável!!!


Eu já comecei. E você, amado leitor? Corre que dá tempo de alcançar!

O melhor dia para começar é sempre...

HOJE!!!

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?