Não se compare com as outras pessoas

Amados leitores, hoje vamos tratar de um tema breve, porém não menos importante: a comparação.

Somos seres que vivem em sociedade, e como tal, é natural que observemos os demais, na tentativa de identificarmos padrões. Provavelmente essa foi uma das habilidades que nos permitiu sobreviver, como espécie, até os dias de hoje.

Na sociedade moderna, ainda temos, e talvez de forma mais intensa, o hábito de nos compararmos com os demais.

Algumas pessoas utilizam as redes sociais e se comparam com as outras pessoas, acabando por concluir que não são felizes, ou não tem tanto sucesso quanto os demais. Esquecendo-se que nas redes sociais as pessoas somente postam um conteúdo altamente selecionado de seus melhores momentos, ou até mesmo situações que nem correspondem à sua realidade.

Outras pessoas, observando no seu dia-a-dia, se comparam com as outras pessoas, acabando por concluir de que são muito superiores às outras, por tal e tal motivo. Esquecendo-se de que possuem muitas vezes privilégios que os demais não possuem, ou mesmo ignorando todos os percalços pelos quais as outras pessoas podem ter passado.

Todas essas comparações não são só erradas, como também inúteis. Não passam de análises superficiais que raramente vão refletir alguma realidade. Pois aquilo que as pessoas mostram, raramente é a totalidade de sua realidade.

Cada pessoa tem sua própria jornada, sua própria cota de derrotas e de vitórias, de dores e de felicidades, e não cabe a ninguém ficar elencando quem é melhor do que quem, até porque isso nem existe. Esse caminho de superficialidades só leva, por um lado, ao orgulho, e pelo outro, ao derrotismo. Nesse caminho não há vitórias.

Passemos então a mudar a nossa abordagem. Em vez de ficarmos nos comparando com os outros, vamos criar um novo parâmetro: o que eu admiro nessa pessoa?

Desta forma, mudamos nosso foco e passamos a nos concentrar somente naquilo de melhor que as pessoas tem a mostrar. Vamos buscar inspiração e motivação nos bons exemplos dados pelos demais, buscando então as respostas para a seguinte questão: como posso alcançar todas essas qualidades que admiro nas outras pessoas?

Assim, saímos de uma postura superficial e tóxica, e nos colocamos em uma postura mais madura, mais profunda, aberta ao crescimento.

Quando nos deixamos tocar e inspirar pelos bons exemplos, fortalecemos o nosso desejo de sermos pessoas melhores, o que nos faz avançar cada vez mais no nosso objetivo de evolução.

Não tenha inseguranças. Você é capaz, e vai conseguir.

Eu acredito em você!

E você, acredita em si mesmo?

Se ainda não, que tal começar?

O melhor dia é sempre... HOJE!

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?