O que significa a Parábola da Figueira Seca?

Hoje, amados leitores,  faremos uma breve análise desta icônica parábola.

"8 – E ao outro dia, como saíssem de Betânia, teve fome. E tendo visto ao longe uma figueira, foi lá a ver se acharia nela alguma coisa; e quando chegou a ela, nada achou, senão folhas, porque não era tempo de figos. E falando-lhe disse: Nunca jamais coma alguém fruto de ti para sempre; o que os discípulos ouviram. E no outro dia pela manhã, ao passarem pela figueira, viram que ela estava seca até as raízes. Então, lembrando Pedro, disse para Jesus: Olha, Mestre, como secou a figueira que tu amaldiçoaste. E respondendo Jesus, lhes disse: Tende fé em Deus. Em verdade vos afirmo que todo o que disse a este monte: Tira-te daí e lança-te ao mar, e isto sem hesitar no seu coração, mas tendo fé de que tudo o que disser sucederá, ele o verá cumprir assim. (Marcos, XI: 12-14 e 20-23)."

A figueira foi criada com o propósito de dar frutos. Todavia quando dela necessitaram, não havia nela fruto algum. Jesus aproveitou este momento para ensinar uma importante lição aos seus apóstolos, ao condenar a figueira para que nunca mais desse frutos.

No outro dia, os apóstolos ficaram chocados ao perceber que a figueira tinha secado. E então Jesus transmitiu a sua mensagem através deste simbolismo.

Todos nós estamos aqui na Terra, encarnados, com o propósito de realizarmos a nossa mudança interior, ou seja, de desenvolvermos as nossas virtudes e eliminarmos as nossas falhas morais. E claro, com o propósito de fazer o bem, de fazer da caridade uma constante em nossas vidas.

Então quando deixamos de cumprir com estes objetivos, estamos sendo como a figueira que não dá frutos, ou seja, não é capaz de usar o que lhe foi dado para realizar o seu objetivo primordial.



Podemos lembrar da pergunta que Kardec fez aos espíritos superiores.

"642. Será suficiente não se fazer o mal para ser agradável a Deus e assegurar uma situação futura?

— Não; é preciso fazer o bem no limite das próprias forças, pois cada um responderá por todo o mal que tiver ocorrido por causa do bem que deixou de fazer.
"

Não fazer nada, é o mesmo que fazer o mal, pois não estamos dando frutos. Uma pessoa que não faz o bem e que não se dedica à mudança interior, está ela própria se tornando a figueira seca, pois ao ir contra a sua natureza, ela própria gera inúmeros tormentos em sua vida.

Temos total consciência de que a quase totalidade de nossos sofrimentos é causada por nós mesmos, seja na encarnação atual, seja em encarnações anteriores. E ao agir em desarmonia com o nosso propósito, mais problemas criamos para nós.

Podemos olhar ao redor e perceber quantas pessoas já se tornaram secas, frias, sem motivação, sem vontade de viver, sem brilho no seu olhar.

Fomos criados para florescermos e darmos frutos. Fomos criados para nos desenvolvermos interiormente e para semear o bem no mundo. Somos filhos do Criador Universal, e todos os dias somos convocados a assumirmos o nosso lugar nessa grande obra da criação. Eis o nosso objetivo final.

Basta querermos.


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?