Não se desanime! Tire lições da adversidade

Tem aqueles dias em que as coisas não dão certo. Ou pelo menos não acontecem da maneira que esperávamos.

Pode ser que apenas estivéssemos com as expectativas muito altas. Ou pode ser que não fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Ou ainda, estava tudo certo, mas por fatores além do nosso controle, as coisas deram errado.

Tudo isso faz parte das reviravoltas da vida.

A vida é repleta de inconstâncias, porque sem elas não conseguiríamos perceber as coisas que podemos mudar e nem as coisas que não estão indo pelo caminho correto. Sem contraste, não conseguimos apreciar as diferenças.

E é nesses momentos em que as coisas não vão como gostaríamos que bate aquele desânimo. Até mesmo tristeza e raiva, em casos mais extremos. Mas não devemos permanecer nessa vibração.

Como conta Paramahansa Yogananda em sua autobiografia, sobre um ensinamento que seu mestre lhe passou: é normal sentir a emoção. O que não é bom é a deixarmos permanecer.

Ou seja, há muitos casos em que é realmente difícil não nos sentirmos afetados por determinadas situações da vida, e isso é normal. Porém não vamos permitir que estas emoções e sentimentos negativos se fixem em nós.

É hora de nos levantarmos e seguirmos em frente. Busquemos aquele novo ânimo para a nossa jornada, seja através da prece, de pessoas inspiradoras, da meditação ou de qualquer método que desejarmos. Mas é hora de nos levantarmos novamente, mais fortes, mais sábios e com a determinação renovada.

Olhemos para trás não com tristeza, remorso, arrependimento ou raiva, mas sim com o olhar atento de um aprendiz que analisa o que poderia ter feito de diferente. E se fez tudo que estava ao seu alcance, está tudo bem. Novas oportunidades surgirão.

E assim amados leitores, vamos avançando na nossa jornada enquanto encarnados. Com os erros e acertos, e o mais importante: com os aprendizados que nos permitem crescer.

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?