Não vim trazer a paz, mas a espada

 Hoje faremos uma reflexão sobre este tema que pode parecer confuso à primeira vista, mas que nada tem de enigmático. Pelo contrário, possui uma profunda bagagem filosófica:

"9 - Não julgueis que vim trazer paz a Terra; não vim trazer-lhe paz, mas espada; porque vim separar o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e os inimigos do homem  serão os seus mesmos domésticos. (Mateus, X: 34-36).
 

10 - Eu vim trazer fogo à Terra, e que quero eu, senão que ele se acenda? Eu, pois, tenho de ser batizado num batismo, e quão grande não é a minha angústia, até que ele se cumpra? Vós cuidais  que eu vim trazer paz à Terra? Não, vos digo eu, mas separação; porque de hoje em diante haverá, numa mesma casa, cinco pessoas divididas, três contra duas e duas contra três. Estarão divididas: o pai contra o filho, e o filho contra seu pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra. (Lucas, XII: 49-53)"

Como pode Jesus dizer que veio trazer a espada, a divisão e o fogo? Ele não estava incumbido de trazer o amor? Como compreender isso?

Jesus falava para as pessoas da época, que não possuíam nenhum estudo e que por isso eram incapazes de compreender idéias abstratas, mais ainda com a complexidade dos temas que Jesus veio trazer.

Por isso era necessário que Jesus utilizasse uma linguagem figurativa e que transmitisse a idéia central dos ensinamentos, para que mais tarde com o avanço do conhecimento humano, fosse possível compreender as nuances destes ensinamentos.

Neste trecho do evangelho, Jesus basicamente fala sobre a divisão. Mas que divisão é essa? Não devia Jesus unir em vez de separar?

Jesus apresentou idéias e conceitos muito avançados para aquela época. Imagine falar de amor e de perdão em uma sociedade onde a regra de "olho por olho, dente por dente" imperava? Ainda hoje temos sérias dificuldades para lidar com estes temas, imagine a dois mil anos atrás...

Acima de todas as parábolas e ensinamentos, o que Jesus veio trazer foi a verdade. A verdade sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Mesmo limitando-se ao que poderia ser compreendido na época, Jesus deixou os fundamentos de todo o conhecimento universal.

E disso decorreu que Jesus abalou as 3 esferas principais da humanidade:

1 - A esfera da civilização

Jesus veio trazer o conhecimento a todos, independente de classe social, gênero, raça, profissão, moralidade, todos eram bem-vindos para ouvir e aprender. Tratava todos com amor e igualdade, e esclarecia todos que vinham a ele.

Porém um povo esclarecido não é fácil de ser governado. Imediatamente Jesus e o Cristianismo tornaram-se os inimigos número um dos governantes, que precisavam de pessoas fracas mentalmente e ignorantes para que pudessem sobrepujá-las e manipulá-las com facilidade.

2 - A esfera da sociedade

A maioria das pessoas vivem em prol de satisfazerem seus vícios, paixões e más tendências, alienando-se de toda e qualquer realidade fora deste escopo.

Aqueles que desejam seguir o caminho do amor, da mudança interior, da prática do bem, logo começam a acordar para uma nova realidade, e ter uma nova percepção da vida e da realidade. O popular "sair da Matrix".

Porém como consequência, mais distantes vão se tornando da sociedade, pois já não tem nem assuntos em comum. Desejam falar de idéias, de conceitos, de uma abordagem mais filosófica da vida, porém ninguém quer falar sobre isso. Ninguém se preocupa com isso. As pessoas só pensam na satisfação de seus prazeres e em temas que alimentam o seu estado "hipnótico" dentro do materialismo.

Torna-se então um desafio e um aprendizado para o estudante, aprender a conviver em uma sociedade onde sua mente não encontra sintonia, porém seu corpo continua preso aquele meio.

3 - A esfera individual

Quando desejamos trilhar o caminho do bem, nos deparamos com um conflito interno: uma parte de nós quer trilhar este novo caminho, porém outra parte de nós quer manter tudo do jeito que está.

Por pior que seja nossa vida, temos apego à nossa "identidade", aos nossos vícios, más tendências, nossas mágoas, e tudo aquilo que acumulamos ao longo das nossas várias encarnações.

E então passamos a travar diariamente uma batalha interna entre o "novo-eu" que deseja se formar: leve, renovado, limpo; e o "velho-eu" que luta para que nada mude, pois assim é mais cômodo.

- Conclusão

Jesus veio para sacudir o mundo, para que acordássemos. Trouxe a divisão entre os que dormem e os que despertaram para as verdades espirituais, e essa divisão afeta todos os aspectos de nossas vidas.

Mas é esse o fogo que Jesus veio acender, o fogo da verdade, da vida, da vida verdadeira, espiritual, onde podemos realizar o nosso potencial como filhos de Deus e co-criadores de nossos próprios destinos.

Jesus veio deixar a sua marca no mundo, e assim o fez.

E ainda nos dias de hoje, muitos que estavam dormindo despertam.

Eu já acordei, e você amado leitor? Já despertou também ou vai continuar dormindo?


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?