Deixar o passado para trás

 Hoje, estava vendo uma série sobre investigação policial, e fiquei refletindo sobre como nossas más escolhas influenciam o nosso presente. Acredito que seja uma reflexão pertinente para trazer ao blog.

Durante nossa jornada, vamos aprendendo à medida que vamos avançando. Não nascemos já prontos para todos os desafios que vamos enfrentar nesta vida, pois se assim fosse não haveria desafio nenhum. Não haveria necessidade de progredirmos e de nos superar. E o objetivo da vida é sempre marcharmos em frente, evoluindo e nos desenvolvendo a cada dia.

Por mais que estudemos muito um tema, nem mesmo os estudos nos deixam totalmente preparados para as situações reais que iremos enfrentar. Pois a vida real é cheia de imprevistos e improvisos.

Quem nunca sentiu aquele nervosismo no primeiro dia no novo emprego? Ou no dia que foi conhecer a sogra e o sogro? Ou quando teve que falar em público pela primeira vez? E no exame da auto-escola? Nas infinitas situações da vida, por mais que nos preparemos e estudemos, nada é como viver a experiência na prática.

Claro que quanto mais preparados estivermos, maior será a nossa chance de sucesso em tudo o que fizermos, e mais confiantes nos sentiremos em frente às situações que se apresentam diante de nós. Às vezes basta apenas dar o primeiro passo, e tudo flui no ritmo certo. Assim como também há vezes em que mesmo com todo o preparo do mundo as coisas dão errado, por fatores além do nosso controle. 

Não há fórmula mágica infalível para as coisas, só o que podemos fazer é nos preparar e lidar da melhor maneira possível quando as coisas dão errado. Porque coisas dão errado. O mundo é assim. E toda essa construção é para dizer: nós erramos às vezes.

Sim, nós somos humanos e estamos aprendendo à medida que estamos vivendo, e em meio a toda essa complexidade que é a vida e o mundo, nós cometemos erros. E isso é normal. Porque errar faz parte do aprendizado.

Certa vez estava lendo sobre o aprendizado e o texto dizia que existem 4 fases no aprendizado: o erro inconsciente (quando não sabemos que estamos errando), o erro consciente (quando percebemos que estamos errando), o acerto consciente (quando fazemos certo porque estamos nos esforçando e prestando atenção) e o acerto inconsciente (quando já dominamos a forma correta e a internalizamos).

Isso nos leva a perceber que é impossível aprender sem errar.

Claro que nossas aptidões e vivências tornarão certas coisas mais fáceis de aprender do que outras, mas ainda assim, estamos suscetíveis a errar um pouco no processo. E está tudo bem.

Todo esse raciocínio é para conversar sobre as nossas escolhas de vida.

Durante a nossa vida, tomamos inúmeras decisões, escolhemos diversos caminhos. Em alguns acertamos, em outros erramos. Porém naquele momento que tomamos aquela decisão, pensamos que aquela era a melhor escolha.

E às vezes acontecem situações em que não temos nem muita noção do que escolher, onde acabamos decidindo de maneiras mais subjetivas, optando pelo caminho que "parece" melhor.

Com isso, cedo ou tarde cometemos erros. 

Mas o grande segredo não está em achar a lâmpada mágica do Alladin e pedir ao gênio que nos dê o conhecimento infinito, para que estejamos imunes a erros. O grande segredo está em como lidamos com os nossos erros.

Aposto que se neste momento pararmos por 2 minutos para pensar em todas as besteiras que fizemos a 10, 15 anos atrás, muitos de nós ficaremos envergonhados, ou tristes ou arrependidos. Mas o mundo não parou de girar só por causa disso. E nós, de alguma forma, chegamos até aqui onde estamos hoje.

E isso é importante. Não podemos deixar os nossos erros nos paralisarem. E nem ficarmos arrastando correntes por coisas que já aconteceram e não podemos mudar.

Façamos uma reflexão:

- Para esta situação, há algo que possa ser feito?

Se não há nada que possa ser feito, paciência, as coisas são como são.

Se há algo que possamos fazer para corrigir ou amenizar o problema, então que façamos.

Mas em ambos os casos, aprendamos com os erros para não mais repeti-los. E não fiquemos nos torturando sobre o assunto. Precisamos aprender a nos perdoar também.

Lembra quando eu disse que no momento que erramos, pensávamos que estávamos tomando a decisão certa? Pois bem, compreender isso é essencial no momento do auto-perdão.

Naquelas situações em que ainda temos muitos arrependimentos e remorsos, para auxiliar no auto-perdão, podemos fazer um compromisso conosco mesmos. Por exemplo: "já que a situação X aconteceu e até hoje me arrependo dela, como reparação vou procurar de hoje em diante nunca mais repetir isso e também me esforçar todos os dias no caminho correto para compensar". Insira coisas úteis e benéficas, tais como nunca mais mentir, ajudar as pessoas que precisam de auxílio, abandonar vício tal, etc.

Porque sejamos francos, para algumas situações da vida realmente é difícil de nos perdoarmos. Mas não precisamos arrastar essas correntes. Podemos usar esse método e transformar isso em algo construtivo para nós e para o mundo.

Não podemos também esquecer que foi essa jornada, cheia de erros e acertos, que nos trouxe até aqui no dia de hoje. E por isso devemos também ser gratos. Graças a esse conjunto de escolhas, hoje você está lendo este texto e tentando se tornar uma pessoa melhor.

E aqui o ponto mais importante, que foi o motivador deste tema: seus erros não definem quem você é.

Eles até podem trazer uma imagem de quem você foi, mas eles não definem quem você é hoje e nem quem você será amanhã.

A cada dia temos a oportunidade de fazer as coisas de uma maneira diferente. Se ontem eu era um mentiroso e enganador, amanhã eu posso ser uma pessoa verdadeira e honesta. Claro que a evolução não dá saltos, então é possível que hoje eu seja apenas uma pessoa se esforçando para ser melhor. E isso por si só já é excelente.

Toda jornada começa com o primeiro passo. Todos os dias podemos escolher um novo caminho e mudar o nosso futuro.

Claro que alguns erros vão nos acompanhar por muito tempo, pois somos responsáveis por nossos atos. E certas ações trazem um longo período de consequências. Mas precisamos ser conscientes, nos perdoar e não ficar arrastando correntes, pois isso nunca nos levará a nenhum lugar (exceto ao precipício).

Vamos nos perdoar, vamos reparar nossos erros na medida do possível, vamos nos comprometer conosco mesmos em não repetir os mesmos erros e vamos escolher um novo caminho para nós. 

Errar não é errado. Errado é persistir no erro.

E todos os dias temos a chance para fazer novos acertos.

Basta querer! 

(E começar!)

Que esse texto possa servir de reflexão e de auxílio para todos aqueles que o lerem. E se foi útil para ti, envia para outra pessoa que possa estar precisando. Já é um primeiro passo em um caminho melhor.


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

O perdão e a indulgência

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?