Viver em fraternidade

 Apesar de, no fundo, todos sabermos que somos irmãos, vivemos cada vez mais de forma isolada e competindo uns com os outros.

Em vez de cooperação, competição. Em vez de acolhimento, isolamento. Em vez de fraternidade, rivalidade.

Será que isso está certo?

Sabemos que somos todos espíritos imortais, criados simples e ignorantes, para que através das nossas experiências e conhecimentos adquiridos através das incontáveis reencarnações, pudéssemos progredir em intelecto e moralidade, avançando em nossa evolução espiritual rumo à perfeição.

Porém, vamos por um instante deixar o aspecto espiritual de lado.

Vamos só lembrar que estamos todos nós vivendo no mesmo planeta, e que até o presente momento, não há maneira de ir viver em outro. Estamos todos nós restritos a este grande globo, chamado Terra.

Poderíamos neste momento, estar utilizando todo o conhecimento, tecnologia e recursos de todas as nações para estarmos aprimorando os tratamentos médicos, a tecnologia agrícola, e tantas outras coisas que beneficiariam a todo o mundo.

Mas não, preferimos atuar de forma isolada, cada país contendo os seus recursos e os seus segredos, muitos investindo muito mais em tecnologia bélica do que investem em saúde e educação, por exemplo.

Não faria mais sentido se todos cooperassem pelo bem comum?

Vejamos por exemplo o caso da pandemia que estamos vivendo. Não seria muito melhor termos todas as nações trabalhando juntas em busca de medicamentos e vacinas, em vez de cada grupo tentar criar o "medicamento" (entenda-se produto farmacêutico comercial) mais eficiente e mais rentável?

Esse é só um simples exemplo para observarmos que, mesmo do ponto de vista puramente material, faz muito mais sentido trabalharmos em conjunto do que de forma isolada.

E agora, para reforçar a idéia, vamos relembrar o elemento espiritual. Vamos lembrar que fomos todos criados pelo mesmo criador, e todos colocados neste planeta com os mesmos objetivos de desenvolvimento espiritual. Nenhum outro caminho faz sentido se não for o da fraternidade!

Quando falamos em beneficiência, caridade e amor, estamos convocando esse espírito fraterno, essa irmandade que existe dentro de nós, e que temos negligenciado.

Todas as pessoas precisam de ajuda com alguma coisa. E todas as pessoas podem ajudar com algo. Não seria mais fácil e produtivo se todos déssemos as mãos?

 Imaginemos um exemplo: Um homem que passou por situações muito difíceis em sua vida, se rendeu ao alcoolismo e às drogas. Após perder todo o seu dinheiro, tornou-se um morador de rua. Muitos anos depois, após receber o apoio e o auxílio de pessoas de bom coração, conseguiu recuperar-se, livrar-se dos vícios, arranjar um emprego simples e começar a reestruturar-se novamente. Esse homem perdeu sua esposa por falta de atendimento médico adequado. Decide então formar-se advogado, para que possa garantir que outras pessoas não passem pela mesma situação. Quantas pessoas esse advogado ajudará?

Mas tudo começou porque alguém estendeu a mão. O benefício feito a um, se tornará o benefício feito a muitos. Eis a corrente do bem em plena ação!

Meus amados irmãos, não podemos sozinhos mudar o mundo, e fazer com que todos vivam em fraternidade e união. Mas podemos começar atuando em nossas vidas, nos apresentando sempre ao próximo de maneira fraterna e colaborativa. Se não podemos mudar o mundo, podemos mudar as nossas vidas e a pequena fatia do mundo que nos cerca.

Se todos nós nos unirmos neste mesmo propósito, certamente conseguiremos fazer com que a população da Terra finalmente viva em fraternidade, igualdade, colaboração e amor.

Só depende de nós querermos - e começarmos!

O melhor dia é sempre hoje!


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?