Olhe para si mesmo com sinceridade, mas também com amor

 Amados leitores, é sempre um prazer estar aqui com vocês para falarmos destes temas nobres, onde todos nós nos colocamos receptivos para a nossa evolução espiritual.

Hoje lhes trago este tema que representou um grande desafio em minha jornada. Então pensei: talvez mais pessoas precisem ouvir sobre isso. Talvez mais pessoas estejam precisando ouvir tudo aquilo que já me foi ensinado, e que eu precisei (e às vezes ainda preciso) repetir para mim mesmo, a fim de avançar no objetivo de amarmos a nós mesmos.

E é um tema muito interessante, pois não só ilustra a dualidade em nós, como também nos esclarece sobre certos conflitos que existem no nosso interior.

Mas para simplificar, vamos dividir o assunto em duas categorias:

 

O lado sombrio

Todos nós possuímos, em maior ou menor grau, um lado "sombrio". O lado onde ficam os nossos defeitos, nossas falhas morais, vícios, apegos, medos, mágoas, enfim, tudo aquilo que nos impede de avançar em nosso progresso espiritual.

E é normal que seja assim. Se não possuíssemos mais este lado sombra, nem precisaríamos mais estar encarnados. Já teríamos alcançado a perfeição.

Então precisamos entender com bastante honestidade que todos nós temos esse lado negativo. E é justamente para corrigi-lo que estamos aqui.

Precisamos olhar para dentro de nós com sinceridade para identificar todas essas falhas, todos esses componentes negativos dentro de nós. Pois como vamos fazer as mudanças se não sabemos o que precisa ser mudado?

Não importa se a lista for grande, o que importa é o que faremos daqui para a frente para diminuir essa lista. Quanto esforço vamos colocar em diminuir esse nosso lado negativo, e que muitas vezes está nos impedindo de sermos felizes.

E se ninguém nunca lhe disse, me desculpe, mas eu vou fazer a gentileza de dizer: não, você não é o máximo. E se você pensa que é o máximo, que é melhor que os outros, pode ter certeza que o orgulho está lhe cegando.

 Por muito tempo pensei dessa forma, que eu era melhor do que os outros, e sou eternamente grato por ter recebido todos os puxões de orelhas necessários para que eu caísse na real. Até hoje tenho um papel que carrego na minha carteira, desde 2011, que diz:

"Quando parares de pensar que és o único no universo, no meio onde vives, com quem lidas, e começar a pensar antes no próximo; somente daí começarás a ser um ser melhor".

Estas palavras, juntamente com muitas outras (bem mais duras do que essas) que recebi de um irmão que considero como um mestre para mim, foram o que abriu os meus olhos para a realidade.

Infelizmente o orgulho nos cega e não nos permite ver quem realmente somos. Passamos a cada vez mais vivermos uma versão idealizada de nós, criada e aprimorada totalmente pelo orgulho, e cada vez mais distante da realidade. E enquanto permitirmos que o orgulho tome conta de nós, nunca seremos capazes de ver os nossos defeitos. Sem vê-los, não teremos como corrigi-los.

Portanto, amados irmãos, é necessária muita sinceridade e honestidade para podermos identificar e admitir as nossas falhas, pois somente assim poderemos trabalhar no nosso melhoramento interior.


O lado luminoso

Mas não fiquem tristes, amados leitores! Assim como todos nós temos um lado sombrio, também temos um lado luminoso!

Este lado onde estão contidas as nossas virtudes, e tudo de maravilhoso que fazemos com elas. Todas as nossas boas características, tudo aquilo que está em harmonia com a fonte criadora universal.

Lhes digo com segurança que pouquíssimas pessoas são totalmente boas ou totalmente más. A maioria esmagadora está em algum ponto no meio do caminho.

Isso quer dizer que você é muito mais valioso do que realmente imagina!

E antes que digam que eu estou entrando em contradição, é necessário que fique bem claro que as falsas virtudes criadas pelo orgulho não representam a realidade. São apenas qualidades fictícias de um personagem idealizado, criado pelo orgulho. Aqui estamos falando de virtudes reais. Estamos falando daquelas virtudes que tornam um espírito mais luminoso. E não daquilo que infla o ego.

Muitas pessoas lidam com a "síndrome do impostor", onde acham que não são boas em nada, que nada tem de especial, e que tudo de bom que decorrer de suas ações é apenas uma coincidência ou um equívoco.

Pare com essa bobagem! Você é um filho de Deus, criado com todos os potenciais para atingir a perfeição! Você tem todo o potencial para ser um co-criador da sua própria realidade! 

Mas para utilizar de todo esse potencial, em primeiro lugar, você precisa entender e aceitar o seu lado luminoso, e todo o potencial que existe em você. Todos nós, independentemente de quão evoluídos, possuímos algo de bom dentro de nós. Todos nós somos capazes de deixar um rastro luminoso por onde passamos, se assim desejarmos.

Porém, para tal, é necessário olharmos para dentro de nós com sinceridade, com humildade e sem orgulho, para identificarmos todas as coisas boas que já somos capazes de manifestar.

E quando o fizermos, perceberemos que temos muito mais a oferecer do que realmente imaginamos. Temos inúmeras habilidades, aptidões, conhecimentos e virtudes que jamais imaginamos, e por consequência, nunca levamos adiante. Isso é algo tão revelador que faz muitas pessoas mudarem de carreira profissional, pelo simples fato de perceberem que estão perdendo tempo com coisas que não são compatíveis com si próprias.

Identificar nossas virtudes, com sinceridade e humildade, é identificar o quão longe já chegamos na nossa jornada. É motivador, pois nos mostra o quanto já alcançamos, mas também é instigador, pois nos motiva a trabalhar em tudo aquilo que está pendente.


Ponha fim ao conflito e viva sua plenitude

É necessário termos ciência tanto de nossas virtudes quanto de nossas falhas.

Mas é importante ter uma visão honesta, sem as máscaras do orgulho e também sem as ilusões da síndrome do impostor.

Pois há pessoas que convivem simultaneamente com esses dois problemas, gerando um conflito interno enorme.

Quando derrubamos todas as aparências e revelamos para nós mesmos o "verdadeiro eu", tiramos um peso enorme de nossos ombros e aliviamos toda a pressão dentro de nós. A verdade, por mais dura que seja, é de fato libertadora.

Aceitarmos a nossa dualidade, aceitarmos que somos um "projeto em andamento", nos coloca mais próximos da nossa paz interior.

Certamente que essa paz interior não virá sem esforços, pois para alcançá-la é necessário reduzirmos o nosso lado sombrio e ampliarmos o nosso lado luminoso, através do trabalho diário no melhoramento de nossas virtudes e supressão das nossas falhas morais. Mas o simples fato de nos colocarmos na estrada que conduz a essa paz interior, já é por si só algo relaxante.

É como trilhar por um lindo bosque, florido e cheio de vida. Ainda não é o nosso destino final, mas já é algo tão leve, tão agradável, que nos perguntamos porque nunca trilhamos este caminho antes.

Mas podemos começar hoje mesmo, não acham?

Pois, como vocês já sabem, o melhor dia para começar é sempre HOJE!

Você é capaz! 

Eu acredito em você!

Com paciência e perseverança, você vai conseguir!


Conteúdo adicional:

Escrevi o texto ao som desta música. Fica a sugestão para quem quiser relaxar e refletir sobre o tema após a leitura.


(Observação: eu disse que ia escrever pouco hoje!!!)


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?