Aprendendo a olhar as coisas pela ótica espiritual

Vivemos por muitas encarnações imersos no materialismo, muitas vezes sem nenhum contato com algum tipo de espiritualidade.

Nos moldamos à esse modo de viver completamente dependente da matéria (e de seus vícios e paixões) que passamos a valorizar em excesso as coisas materiais, atribuindo-lhes um valor maior do que realmente possuem.

Jesus em diversos momentos tentou abrir os olhos das pessoas para esta realidade. Vejamos um dos casos:

"E eis que, chegando-se a ele um, lhe disse: Bom Mestre, que obras boas devo eu fazer, para alcançar a vida eterna? Jesus lhe respondeu: Por que me chamas bom? Bom só Deus o é. Porém, se tu queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Ele lhe perguntou: Quais? E Jesus lhe disse: Não cometerás homicídio; não adulterarás; não cometerás furto; não dirás falso testemunho; Honra a teu pai e a tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo. O mancebo lhe disse: Eu tenho guardado tudo isso desde a minha mocidade; que é que me falta ainda? Jesus lhe respondeu: Quer-se ser perfeito, vai, vende o que tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me. O mancebo, porém, como ouviu esta palavra, retirou-se triste; porque tinha muitos bens. E Jesus disse aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificultosamente entrará no Reino dos Céus. Ainda vos digo mais: que mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no Reino dos Céus. (Mateus, XIX: 16-24 – Lucas, XVII: 18-25 – Marcos, X: 17-25)."

Este rapaz desejava muito alcançar a vida eterna, seguindo os mandamentos e ao que parece, trilhando um bom caminho. Jesus, em sua imensa sabedoria, confrontou o rapaz justamente no seu ponto fraco: seu apego aos bens terrenos. Jesus não desejava que o rapaz se tornasse um mendigo, porém testava sua resolução no caminho do bem.

E qual foi o resultado? Embora desejasse muito alcançar a vida eterna, o rapaz desejava ainda mais os seus bens materiais, lhes considerando mais importantes do que o caminho de virtudes que Jesus lhe propôs.

Assim nós também estamos a muitas encarnações tentando servir a Deus e a Mamon, buscando a espiritualidade porém recorrendo ao materialismo naquilo que nos convêm. Não é o mesmo que faziam os Fariseus?

Hoje temos o conhecimento e o entendimento de que não somos corpos de carne com almas dentro. Somos seres espirituais, imortais, encarnados temporariamente em corpos materiais, com o objetivo único de nos aperfeiçoarmos e nos desenvolvermos no caminho do bem e do amor ao próximo.

Nada do que é material tem valor maior do que uma ferramenta, pois é isso que as coisas materiais são: ferramentas para o nosso desenvolvimento. É através do uso dessas ferramentas que podemos interagir com o mundo material que nos serve de escola.

E por que então colocamos as coisas materiais acima das virtudes, do conhecimento, e de tudo aquilo que eleva o espírito?

É porque ainda estamos olhando para o mundo com a ótica material. Olhamos para os objetos e os cobiçamos, vendo neles verdadeiros tesouros, e não ferramentas. Imagine você se visse o seu vizinho venerando um alicate, não o tomaria como louco? Pois estamos fazendo exatamente a mesma coisa.

 Precisamos urgentemente calibrar a nossa visão e passar a olhar as coisas pela ótica espiritual, dando ênfase e importância à tudo aquilo que engrandece o espírito, e tirando do pedestal todas aquelas coisas que nos são úteis, mas que não passam de ferramentas.

 Estamos aqui encarnados para tentarmos acertar mais e errar menos, progredindo a cada encarnação. Como será que está neste momento o nosso saldo de erros e acertos?

A cada dia podemos virar o jogo, se assim o desejarmos.

Ou podemos continuar no mesmo ciclo de sempre, venerando o bezerro de ouro do materialismo, como sempre fizemos.

Cabe a cada um decidir o que lhe fará mais bem.

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

O perdão e a indulgência

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?