Estamos vivendo ou apenas existindo?

Hoje pela manhã eu caminhava em direção ao trabalho enquanto mentalmente pedia a Deus que me ajudasse a ver as oportunidades de ser útil ao próximo. Pois não é raro nos distrairmos e nos ocuparmos tanto com os nossos afazeres que esquecemos de olhar para os nossos irmãos que nos rodeiam, praticando uma espécie de egoísmo inconsciente onde, mesmo desejosos de fazer o bem, não olhamos em volta para ver como podemos ajudar ao próximo.

E em meio a essa conversa com Deus, me dei conta de como nós vagamos pela Terra absortos em nossos problemas, fazendo todos os dias as mesmas coisas mecanicamente, como se os nossos corpos agissem como robôs e nossos espíritos estivessem ausentes.

Não me entenda mal, a rotina faz parte do ser humano, e lhe é saudável. Porém, a que tipo de rotina estamos nos submetendo? Dormir, comer, trabalhar, ter algum tipo simples de lazer e dormir novamente para no outro dia repetir tudo de novo. Como que melhoraremos a nós mesmos desse jeito? A quantas encarnações que estamos completamente estagnados fazendo exatamente essas mesmas coisas?

Precisamos acordar e tomar o controle das nossas vidas! Precisamos quebrar esse ciclo onde não vivemos, apenas existimos na face da Terra, sem nunca fazer algo que nos torne melhores, sem nunca fazer o bem, sem nunca agir ativamente.

Ação. Isso é necessário. Pois apenas não fazer o mal não é suficiente, é necessário também fazer o bem. Deixemos de ser passivos e passemos a agir!

Quando foi a última vez que fizemos uma leitura edificante? Quando foi a última vez que fomos úteis ao nosso próximo sem esperar nada em troca? Quando foi a última vez que dissemos a um ente querido "eu te amo"? Quando foi a última vez que antes de dormir refletimos sobre tudo o que fizemos durante o dia e analisamos tudo o que poderíamos ter feito melhor? Quando foi a última vez que pedimos desculpas a alguém que magoamos?

Se desejamos de fato viver, precisamos dar às nossas vidas um sentido, um objetivo. E se desejamos alcançar a felicidade, esse objetivo não pode ser outro senão o caminho da mudança interior e da prática do bem.

Que legado deixaremos ao mundo? Como as pessoas lembrarão de nós?

Todos os grandes conquistadores e poderosos do passado já foram esquecidos, sendo lembrados apenas nas aulas de história. Porém aqueles que deixaram sua marca do bem no mundo, são lembrados todos os dias por milhares de pessoas que seguem seus exemplos.

Não precisamos ser lembrados pelas multidões, mas certamente seria agradável que as pessoas lembrassem de nós como pessoas de virtude, pessoas dedicadas ao bem, pessoas que amaram ao próximo. Como pessoas que sempre fizeram o bem e inspiraram as pessoas a fazer o bem. Há legado melhor que esse?

Então devemos nos perguntar, amado leitor: Queremos ser os trabalhadores da última hora? Queremos ser representantes encarnados do bem? Dediquemo-nos então a esse objetivo, assumindo o controle de nossas vidas e trabalhando em prol dessa meta! Vamos viver, e viver crescendo, nos melhorando, a cada dia nos levantando melhores do que na véspera! Basta querermos!

Ou continuaremos como zumbis por mais quantas encarnações?

Fica a reflexão.


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

O perdão e a indulgência

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?