Preocupe-se com a sua evolução

Certa vez um irmão muito iluminado (que hoje considero que foi como um mestre para mim), ao me dar um puxão de orelha me disse essa frase que nunca mais consegui esquecer: "Preocupe-se com a sua evolução".

Na época eu iniciava minha jornada no Espiritismo, repleto de curiosidades e de ansiedade por aprender mais e mais.

O problema é que em meio a tantos questionamentos, tantas dúvidas sobre tantos assuntos, eu me distraía do que era realmente importante: a minha mudança interior.

No quê seria útil para mim, naquela época, querer saber de todas aquelas coisas que não me ajudariam em nada, apenas seriam uma satisfação à minha curiosidade? Sim, em nada.

Por isso não foi à toa que a resposta para uma das minhas milhares de perguntas foi: "Preocupe-se com a sua evolução".

E por mais que eu tenha entendido a mensagem, ainda precisei ouvir essa resposta algumas vezes antes de realmente direcionar 100% do meu foco para aquilo que realmente importava.

Então lhes pergunto, amados leitores, não é isso que fazemos à todo instante em nossas vidas?

Vivemos em uma era com tantas distrações, um ritmo de vida tão acelerado, relações tão frágeis, tão pouco zelo pela espiritualidade, e quando abrimos nossos olhos e desejamos seguir o caminho do bem, nos distraímos com a paisagem e esquecemos de qual é a estrada que estamos trilhando.

Muitas vezes até bem-intencionados, mas nos afastamos completamente de nossos objetivos.

Disso decorre que acabamos ficando iguais aos Fariseus que Jesus criticava: repletos de conhecimento, porém sem nenhum desenvolvimento interior.

De que adiantará saber de cor todos os livros psicografados pelo irmão Chico Xavier, saber todas as perguntas e respostas de O Livro dos Espíritos (inclusive com o número das questões), devorar e decorar todo e qualquer conteúdo espírita que apareça pela frente, se não utilizamos esse conhecimento para nada?

Precisamos nos focar naquilo que realmente importa: nossa mudança interior.

Pois para sermos virtuosos, não precisamos de conhecimentos extensos. Todos sabemos diferenciar o bem e o mal, o certo e o errado, e caso tenhamos dúvidas, basta utilizarmos o mandamento maior de tratar ao próximo como gostaríamos de ser tratados.

Para cultivarmos as virtudes, precisamos de ação, coragem, motivação e foco. Pois nenhum campo será arado sem suor, nenhuma plantação germinará sem esforço e nenhum fruto será colhido se todas as etapas anteriores não forem bem executadas.

Não olhemos para o tamanho do campo a ser trabalhado. Lancemos nossas ferramentas ao solo, e trabalhemos uma parte por vez, cada qual ao seu tempo, mas tudo feito com dedicação e amor, para que o trabalho não seja em vão e renda muitos frutos.

E todas as vezes em que pensemos em nos distrair, que possa vir essa séria, porém amorosa, voz nos dizer dentro de nossa consciência:

"Preocupe-se com a sua evolução!"




Um tributo à esse iluminado irmão que tanto me ajudou.

Por onde quer que andes, receba sempre a minha eterna gratidão, amado mestre!


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

O perdão e a indulgência

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?