Data limite e transição planetária

Já falamos sobre a transição planetária em outro momento aqui no blog (link). Se você ainda não leu, recomendo que leia, pois ajudará a entender o post de hoje.

Porém recentemente a "data limite" referenciada por Chico Xavier tornou-se um tema de destaque. Então nada mais justo do que explicar o que esta data limite representa, na prática, para nós.

Mas antes, precisamos entender algumas coisas.

No universo, tanto material quanto espiritual, reina a perfeição. Essa perfeição é o reflexo da grande fonte criadora: Deus. Para que haja perfeição, é preciso ordem. E para haver ordem, são necessárias leis que ditem como as coisas devem funcionar.

Uma lei importantíssima é a Lei do Progresso (falamos sobre ela neste post), a qual determina que toda a obra da criação é feita para progredir. Todos os seres e tudo o que existe é destinado à evolução constante, almejando sempre um avanço rumo à perfeição.

É por isso que assim como os seres vivos são criados simples e devem evoluir à perfeição, os mundos também estão sujeitos a progredirem para novos patamares.

"Do ensinamento dado pelos Espíritos, resulta que os diversos mundos possuem condições muito diferentes uns dos outros, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes. Dentre eles, há os que são ainda inferiores à Terra, física e moralmente. Outros estão no mesmo grau, e outros lhe são mais ou menos superiores, em todos os sentidos. Nos mundos inferiores a existência é toda material, as paixões reinam soberanas, a vida moral quase não existe. À medida que esta se desenvolve, a influência da matéria diminui, de maneira que, nos mundos mais avançados, a vida é por assim dizer toda espiritual.

[...] Embora não possamos fazer uma classificação absoluta dos diversos mundos, podemos, pelo menos, considerando o seu estado e o seu destino, com base nos seus aspectos mais destacados, dividi-los assim, de um modo geral: mundos primitivos, onde se verificam as primeiras encarnações da alma humana; mundos de expiação e de provas, em que o mal predomina; mundos regeneradores, onde as almas que ainda têm o que expiar adquirem novas forças, repousando das fadigas da luta; mundos felizes, onde o bem supera o mal; mundos celestes ou divinos, morada dos Espíritos purificados, onde o bem reina sem mistura. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiações e de provas, e é por isso que nela está exposto a tantas misérias.
" (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo 3).

A Terra é um planeta de provas e expiações. Por isso nela se verifica que há mais mal do que bem. O objetivo é fazer a transição para um mundo de regeneração, onde há mais bem do que mal.

Porém o planeta nada pode fazer por si mesmo. São seus habitantes que determinam o patamar evolutivo do orbe.

A transição planetária da Terra para mundo de regeneração já está agendada à muito tempo, e desde cerca de 40 anos atrás se intensificaram os preparativos. É necessário evoluir, pois assim dita a Lei do Progresso que rege toda a criação.

Todavia aí temos um impasse, onde o planeta precisa avançar, porém seus habitantes não estão colaborando. O que fazer? Ora, sacudir os seus habitantes!!!

Façamos um retrospecto dos últimos 20 a 30 anos. O mundo nunca mudou tanto em tão pouco tempo! A população mundial disparou em crescimento. A tecnologia avançou drasticamente. A informação tornou-se ao mesmo tempo o bem mais valioso da humanidade e acessível a todos, através da internet.

Era necessário sacudir as estruturas daquele velho mundo que vinha desde tempos imemoriais girando em torno de dinheiro, poder e guerras.

Hoje podemos tranquilamente observar no mundo que a informação, o conhecimento e o tempo são recursos muito mais valiosos do que o próprio dinheiro. Pessoas tem desistido de carreiras mais tradicionais para irem em busca de seus sonhos ou para trabalharem em áreas que lhes permitam ter maior flexibilidade em seus horários.

Aliás, falando sobre o tempo! Como este é escasso! Parece que fazemos meia dúzia de coisas e o dia já acabou. Há um senso constante de pressa e agitação no ar.

Todos sinais da transição planetária.

Eu poderia continuar divagando sobre o tema, mas você já entendeu a idéia, certo?

A "data limite" explicada por Chico Xavier não representa o fim do mundo. Ela representa um marco nesta fase de transição planetária.

Acontece que nem tudo saiu de acordo com o modelo "ideal" de transição planetária. Infelizmente a humanidade não soube dar fim ao seu período bélico, não soube aprender a viver pacificamente e passou a venerar o materialismo, em vez de desenvolver as virtudes da alma.

Se tivéssemos feito tudo como manda o figurino, nossa transição já estaria muito mais adiantada agora.

Mas isso não significa que tudo está perdido. Antes tarde do que nunca, certo?  Como bem nos diz O Livro dos Espíritos, o homem pode atrasar o progresso, mas nunca detê-lo:

"781. É permitido ao homem deter a marcha do progresso?

— Não, mas pode entravá-la algumas vezes.


782. Não há homens que entravam o progresso de boa fé, acreditando favorecê-lo, porque o vêem segundo o seu ponto de vista, e freqüentemente onde ele não existe?

— Pequena pedra posta sob a roda de um grande carro sem impedi-lo de avançar.

784. A perversidade do homem é bastante intensa, e não aprece que ele está recuando, em lugar de avançar, pelo menos do ponto de vista moral?

     — Enganas-te. Observa bem o conjunto e verás que ele avança, pois vai compreendendo melhor o que é o mal, e dia a dia corrige os seus abusos. É preciso que haja excesso do mal, para fazer-lhe compreender as necessidades do bem e das reformas.
"

Embora estejamos um pouco atrasados na nossa transição, é inegável que o mundo mudou. O mundo que vivemos hoje não é mais o mesmo.

Principalmente na última década a consciência da humanidade mudou. Nunca houve tantas pessoas preocupadas com a coletividade, com o meio-ambiente, com o desejo de fazer o bem e ajudar, mudando formas arcaicas de pensar, destruindo crenças limitantes, e muitas outras coisas.

É o progresso acontecendo. É a transição planetária acontecendo.

Mas se o mundo está mudando, porque há uma eclosão de maldade nas últimas décadas?

Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, permitiu a milhares de espíritos endurecidos reencarnarem na Terra uma última vez, fornecendo uma última oportunidade de que trilhassem o caminho do bem.

Aqueles que souberam aproveitar a oportunidade, poderão continuar encarnando aqui na Terra, tendo uma chance no mundo de regeneração.

Porém aqueles que ignoraram a bondade divina e continuaram se comprazendo no mal, serão enviados nas suas próximas encarnações para outros mundos de expiação e provas, ou ainda inferiores, de acordo com o seu patamar evolutivo.

Em contrapartida, nestes últimos 40 anos, houve a encarnação gradual de bons espíritos que vem ajudar com o progresso da Terra e da transição planetária. São espíritos que já são habitantes de mundos de regeneração e vem entre nós atuar como lideranças e exemplos do bem. Você provavelmente já ouviu falar de crianças índigo e coisas do tipo.

Quem você acha que está introduzindo idéias novas no pensamento coletivo?

A transição está acontecendo diante de nós, agora mesmo. Quem tiver olhos de ver, que veja.

E para concluir, deixo esta maravilhosa pérola de O Livro dos Espíritos:

"785. Qual é o maior obstáculo ao progresso?

     — O orgulho e o egoísmo. Quero referir-me ao progresso moral, porque o intelectual avança sempre. Este aprece, aliás, à primeira vista, duplicar a intensidade daqueles vícios desenvolvendo a ambição e o amor das riquezas, que por sua vez incitam o homem às pesquisas que lhe esclarecem o Espírito. É assim que tudo se relaciona no mundo moral como no físico e que do próprio mal pode sair o bem. Mas esse estado de coisas durará apenas algum tempo; modificar-se-á à medida que o homem compreender melhor que, além do gozo dos bens terrenos, existe uma felicidade infinitamente maior e infinitamente mais durável. (Ver Egoísmo, cap XII).
"


Paz e luz a todos.

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?