Você é grato pelo que você tem?

Você é grato pelo que você tem? Você expressa a gratidão no seu dia-a-dia?

Somos imensamente abençoados todos os dias, porém nem sempre refletimos sobre isso, muito menos agradecemos.

Contexto

Podemos começar com a nossa criação. Não aqui na Terra. Nossa criação como espíritos simples e ignorantes, destinados a adquirirmos a perfeição moral e intelectual através do ciclo das diversas reencarnações.

Começando como seres muito primitivos e gradualmente encarnando em corpos cada vez mais avançados, até que estejamos aptos a encarnar na espécie humana, onde finalmente poderemos exercer a nossa racionalidade.

Desde que somos criados, já contemos dentro de nós todos os potenciais latentes para que alcancemos essa perfeição, se assim desejarmos.

Agora, no momento presente, estamos encarnados neste maravilhoso planeta, que nos fornece todas as condições de vida orgânica que necessitamos. Um planeta abundante de vida e de recursos, que nos serve de lar temporário e que fornece as moléculas que irão compor, durante esta encarnação, os nossos corpos físicos.

Mas a Terra não é somente o ambiente para a nossa vida biológica. Este planeta nos serve também de escola, fornecendo todas as situações e oportunidades para o nosso desenvolvimento moral e intelectual. Estamos convivendo aqui com quase oito bilhões de encarnados (e um número maior ainda de desencarnados), que tornam essas possibilidades de aprendizado e de evolução viáveis.

Porém como se isso não bastasse, não somos atirados aqui de qualquer jeito. Através de um complexo planejamento reencarnatório, encarnamos em um núcleo familiar que seja o mais proveitoso possível para o nosso aprendizado, bem como para que possamos reaver nossos débitos de encarnações anteriores e fazer as pazes com adversários de outros tempos.

E então, nesse núcleo familiar, através daqueles escolhidos para serem nossos pais, recebemos o corpo mais adequado possível à nossa missão, com seu DNA escolhido cuidadosamente pelas equipes do planejamento reencarnatório, para que possamos ter a oportunidade mais proveitosa possível de expiação e desenvolvimento espiritual.

E tudo isso é apenas o nosso ponto de partida.

Gratidão

Será que agradecemos por todas essas coisas?

Será que agradecemos por termos sido criados, com todas as potencialidades para a perfeição?

Será que agradecemos por esta encarnação, neste maravilhoso mundo, na família para a qual fomos designados?

E pelos nossos corpos, nossa saúde e nossas faculdades mentais?

E por nosso lar, por nossas roupas, por nosso trabalho?

Por fim, será que somos gratos por toda a infinidade de coisas boas em nossas vidas?

Se você fosse acordar amanhã somente com o que agradeceu no dia de hoje, será que você deixaria algo para trás?


Fica a reflexão.


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?