Não permita que seus medos lhe impeçam de brilhar

Você é uma pessoa sem medos?

Eu costumava pensar que sim. Sempre achei que fosse destemido o suficiente para enfrentar qualquer situação. Mas não era bem assim. A questão era mais profunda do que parecia.

Quando falamos em medos, muitas pessoas pensam em medo de alturas, medo de animais peçonhentos, medo de morrer, medo de ser assaltado, etc. Porém essa não passa de uma análise superficial, que captura apenas aquilo que temos na mente consciente, ignorando toda a bagagem presente no nosso subconsciente.

No decorrer da jornada da mudança interior, percebi que tenho medo de falhar. Não de fazer as coisas do jeito errado. Falhar mesmo, como pessoa, como filho, como marido, como profissional. E perceber isso expandiu muito a minha visão, pois percebi que diversas outras condutas erradas que eu possuía eram consequências desse medo.

E a medida que fui trabalhando conscientemente para desconstruir esse medo, que em certos casos chegava a ser até uma paranóia, percebi o quanto minha vida ficou mais leve, pois eu já não estava mais carregando aquela pesada carga desnecessária que somente me trazia ansiedade e me esgotava, produzindo um estado de estresse desnecessário. E o pior: me impedia de ser mais ousado na minha vida, me impedia de me lançar cem por cento sobre as minhas metas.

Mas aí vemos que a reforma íntima sempre revela novas coisas, e por ter visualizado, entendido e tratado esse medo, outras coisas que estavam escondidas debaixo dele começaram a aparecer.

Alguns conjuntos de pequenos medos, alguns paradigmas cristalizados, alguns traumas, todas pequeninas coisas mas que a esta altura do campeonato são relevantes. E o pior: mesmo sendo pequenas, produzem um grande efeito.

Certas coisas estão encadeadas de uma maneira tão complexa que nem sei como tive a epifania de compreendê-las. Somente com as intuições dos benfeitores amigos para alcançar um entendimento tão nítido deste assunto!

Junto a isso, percebi que eu não acreditava em mim mesmo. Eu sabia que era um filho de Deus abençoado com todas as potencialidades, criado para atingir a perfeição (assim como nós todos somos), porém mesmo assim algo me impedia de acreditar em mim mesmo. Era um conflito interno entre razão e emoção.

Até que a epifania veio novamente: isso não passava do medo de ser orgulhoso. Eu já fui absurdamente orgulhoso no passado, e por medo de falhar criei subconscientemente um medo enorme de voltar a ser aquela pessoa tóxica que eu era. Mesmo a minha mente consciente sabendo ser impossível retroceder até aquele ponto, o medo já estava lá, cristalizado. Era como um freio de mão puxado, me impedindo de ver o quanto eu sou capaz.

Me senti meio bobo em afirmar para mim mesmo nas primeiras vezes: "eu sou capaz! Eu sou inteligente! As pessoas admiram o meu trabalho!". Sem contar a dificuldade de dissociar esta fala do medo de ser orgulhoso. Mas tenho me dedicado a isso, e mais uma vez, é como se tivesse tirado um grande peso dos meus ombros.

Compartilho aqui com vocês essas experiências pessoais para ilustrar como os medos podem estar nos impedindo de atingir o nosso máximo potencial.

Certamente que quando começamos a nossa mudança interior, a nossa reforma íntima, temos assuntos maiores a resolver: grandes falhas morais, vícios, paixões terrenas, apegos, etc. Porém à medida que já estamos nesta estrada a algum tempo, vamos percebendo todas as pequenas arestas que deixam a nossa superfície áspera, precisando ainda de polimento até que sejamos totalmente translúcidos como os diamantes que somos.

Não podemos deixar que os nossos medos nos impeçam de brilhar. Não podemos deixar que eles nos afastem do nosso plano divino de nos tornarmos melhores, avançando sempre, todos os dias, passinho por passinho, rumo à perfeição. Fomos criados para a perfeição, temos todas as potencialidades dentro de nós! Porque temer?

Mas não pretendo aqui induzir um "medo de ter medo". O objetivo é chamar a atenção para o tema, convidando os irmãos leitores para uma reflexão interna e sincera. Quais são seus medos? E como eles afetam a sua vida?

Não é errado ter medo. Faz parte do nosso instinto de sobrevivência. A chave de tudo é o que nós fazemos com esses medos. Podemos enfrentá-los e dominá-los, ou permitir que eles nos escravizem.

A decisão está sempre nas nossas mãos.

Vamos, amados irmãos, assumir o controle de nossas vidas! Não sejamos como Pedro que teve medo de andar sobre as águas! Sejamos decididos e determinados como Jesus nos deu o exemplo, e então perceberemos a que ele se referia quando disse: "Vós sois deuses!".


O melhor momento para começar é sempre agora!




Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?