As dificuldades da vida

 Basta estarmos encarnados, para estarmos suscetíveis às dificuldades. Desde o nascimento, já precisamos lutar por nossa vida. Através daquele primeiro choro nos manifestamos pela primeira vez na encarnação.

E é justamente para isso que estamos aqui. Para nos manifestarmos no mundo material. Para através do uso do corpo físico, conseguirmos nos desenvolver como um ser integral, evoluindo em todos os aspectos, mas principalmente em moralidade e intelecto.

Temos dentro de nós todas as potencialidades para realizarmos coisas incríveis, se assim o desejarmos e se com determinação e empenho agirmos em prol destes objetivos.

Deus nos fez à sua imagem e semelhança. Isso não significa que Deus seja uma criatura humana. Pelo contrário, isso significa que em nós residem todos os potenciais para um dia atingirmos a perfeição máxima a qual poderemos alcançar.

Porém Deus deixou a sua marca não só no homem, mas em toda a obra da criação. Em sua infinita inteligência, criando tudo com coesão e com propósito.

No que tange ao plano material, poderemos então observar que em toda a natureza a dificuldade e o sofrimento precedem as coisas grandiosas.

Observemos por exemplo a borboleta, que precisa esforçar-se imensamente para libertar-se de seu casulo. Mas é justamente através deste esforço que suas asas tornam-se rígidas e fortes para que possa alcançar longos vôos. Se quisermos privar a borboleta deste sofrimento e a ajudarmos a sair do casulo, ela nunca terá as forças para voar. E se pensarmos bem, um sofrimento tão breve não representa nada diante de uma vida inteira a voar, não é mesmo?

Da mesma forma, se quisermos fortalecer nosso corpo, precisaremos realizar exercícios diversos. Exercícios esses que serão um desafio à nossa força, trazendo grande dificuldade em sua execução. Ao final, nossos músculos estarão esgotados e desgastados, porém ao regenerarem-se, se tornarão mais fortes.

Com a nossa alma, não poderia ser diferente. Quando estamos encarnados, estamos sujeitos a todos os mecanismos do mundo material, estando assim em coesão com todo o resto. Quando as dificuldades da vida nos afligem, são para que nos tornemos seres mais fortes e mais sábios.

Não é raro que nos momentos mais difíceis de nossas vidas pareça que estamos no meio de uma tempestade tão densa, que não conseguimos ver o fim de tudo isso. Mas por mais assustador que isso pareça, nada mais é do que apenas uma dificuldade apresentando-se diante de nós, servindo de instrumento para que possamos evoluir em nossas emoções, em nossa inteligência e em nossa moralidade. Basicamente uma "musculação espiritual", se os amados leitores me permitirem a analogia.

Todavia, não devemos nos desesperar! Não devemos deixar que as frustrações, as tristezas e o medo nos façam sucumbir. Pelo contrário, este é o momento de respirarmos fundo e lembrarmos que aqui estamos para crescer e progredir. Não obstante, que possuímos dentro de nós todas as potencialidades para realizarmos o impossível, se assim o desejarmos. Se nos falta forças, oremos ao Pai e aos benfeitores amigos para que nos auxiliem, pois não podemos deixar que nada nos impeça de seguir em frente no caminho do bem.

E então, amados leitores, busquemos as forças, e com coragem e determinação, vamos enxugar as lágrimas e o suor do rosto, pois depois de toda a tempestade, por mais densa e longa que seja, o Sol novamente brilhará em todo o seu esplendor!!!

E se nos mantivemos fortes e resilientes, enfrentando as dificuldades com coragem e determinação, nós também brilharemos, pois mesmo cansados, agora estaremos maiores e mais fortes do que antes!!!

 

Que possam essas palavras chegarem a todos aqueles que passam por dificuldades, trazendo-lhes o alento e a esperança que tanto necessitam. Que Deus, nosso pai de infinita bondade e misericórdia possa a todos abençoar com o seu amor e dar-lhes as forças, a determinação e a coragem para transporem toda e qualquer dificuldade. Que assim seja!

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?