Sair da zona de conforto

 Frequentemente falamos aqui neste blog sobre mudanças. Sobre evoluir, tornar-se uma pessoa melhor. Mas não há como fazer esta mudança sem sairmos de nossa zona de conforto.

Não é à toa que a mudança interior também é chamada de reforma íntima. Pois é justamente isso que estamos fazendo dentro de nós, uma reforma. E não há como fazer uma reforma sem derrubar algumas paredes, sem abrir alguns buracos, sem encher tudo de pó e de caliças. Reformas sempre geram uma bagunça, mas se conseguirmos sobreviver a esta bagunça, vamos colher o maravilhoso resultado de uma casa reformada como nós desejávamos.

Imagine agora que você poderia reformar alguma peça de sua casa ou de seu apartamento. Sim, só de imaginar todo o transtorno, a vontade de reformar vai logo embora, não é mesmo? E isso acontece justamente porque estamos presos na nossa zona de conforto.

E a zona de conforto é mais traiçoeira do que nós imaginamos. Porque muitas vezes as coisas não estão bem do jeito que estão. Pelo contrário, estão nos incomodando. Mas estamos tão acostumados com tudo do jeito que está, que preferimos ficar na inércia do que mexer nas coisas para que fiquem melhores. E essa é a nossa prisão do comodismo.

Não há o que enfeitar aqui. Não podemos vir aqui e dizer: "faça mudanças, vai ser super fácil e sem esforço algum", porque isso seria uma grande mentira. Todas as mudanças vêm na forma de uma troca: abandonamos certas coisas, para podermos alcançar outras. Assim como um copo só pode se ocupar de uma certa quantidade de coisas por vez, nós também não conseguimos acomodar mais nada em nossas vidas sem abrir mão de outras coisas.

Quando falamos de mudança interior, certamente estaremos mexendo em estruturas antigas de nosso ser, muitas vezes solidificadas através da repetição em diversas encarnações. E não é fácil mexer nisso. Requer vontade, empenho e coragem, para fazer.

Todavia, Deus que é infinitamente bom, justo e generoso, sempre nos recompensa mais do que o dobro de todo o esforço que fazemos no caminho do bem. Cada passo dado torna-se mais e mais recompensador, e chegamos ao ponto de nos questionarmos: "porque não começamos com isso antes?".

E é por isso que não cansamos de repetir aqui no blog, que é preciso dar o primeiro passo, que é preciso nos colocarmos em movimento. Pois uma vez que pulamos para fora da zona de conforto, abrimos as portas de um novo mundo que se descortinará diante de nós.

Eis o motivo pelo qual sempre dizemos: 

"Basta querer, e começar. O melhor dia é sempre... HOJE!!!"

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?