Fatores que atrasam a sua evolução espiritual - Parte 1: Visão geral

Amados leitores!

Enquanto refletia sobre alguns temas da espiritualidade, fui intuído a escrever sobre este tema. Basicamente: quais são os fatores que atrasam e/ou impedem a nossa evolução espiritual?

Hoje apresentarei um resumo de todos os itens, e posteriormente farei um post falando detalhadamente sobre cada um deles.

Então vamos lá!

Fatores que atrasam a sua evolução espiritual:

Sabemos que não somos corpos com almas dentro. Mas sim a alma (ou espírito), que temporariamente usa um corpo como veículo material, enquanto realiza o seu aprendizado encarnada no mundo material.

Fomos criados simples e ignorantes com o simples propósito de evoluirmos em conhecimento e moralidade através do ciclo das reencarnações e do uso de nosso livre arbítrio.

Enquanto alguns de nós fazem boas escolhas e avançam rapidamente durante a sua jornada, outros tantos fazem escolhas mais aleatórias, digamos assim, demorando mais para chegar ao objetivo final.

E durante essa nossa "demora", muitos de nós adquirimos certos padrões de pensamentos que nos deixam estagnados em nossa evolução, até o momento em que nos damos conta disso e desejamos mudar.

1 - Orgulho

Não poderia definir outro como o fator mais limitante possível para nós. Não foi à toa que o orgulho foi chamado de "a maior chaga da humanidade". O orgulhoso imagina-se superior a todos os demais seres, e por isso mesmo, considera-se incapaz de errar.

Como uma pessoa que pensa estar sempre certa será capaz de perceber os seus erros? Digo por experiência própria que não é tarefa fácil. Necessita de muito tempo e muitos tombos para começar a dobrar uma pessoa orgulhosa.

2 - Egoísmo

A segunda maior falha moral da humanidade. O egoísta olha somente para os seus próprios interesses, ignorando completamente o que acontece ao seu redor. Se o outro sofre, azar o dele, o egoísta está sempre muito ocupado com outros assuntos e não pode ajudar.

Como o egoísta irá progredir se Jesus, modelo e guia da humanidade, definiu a caridade e o amor ao próximo como as maiores chaves de salvação?

3 - Apego

O apego é uma âncora que nos prende no ponto em que estivermos, e nos impede por completo de avançar. A parte interessante é que esta âncora não está presa em nós. Nós é que voluntariamente a estamos segurando, e não desejamos soltá-la.

Há muitos tipos de apego: aos bens materiais, às pessoas, ao status social, aos vicios, às más tendências, à condutas tóxicas, etc.

Como que o apegado irá progredir se ele mesmo se boicota, voluntariamente segurando-se a estas âncoras?

4 - Crenças limitantes

Este é um tema que eu nunca trouxe aqui para o blog, mas que quanto mais eu estudo, mais percebo a relevância deste assunto. Pois percebo em mim mesmo tais crenças e somente quando abro mão delas é que sou capaz de perceber o quanto estava sendo cego e tolo.

Durante a nossa educação, tanto na fase infantil quanto na fase adulta, somos expostos a tipos de pensamentos que criarão em nós condicionamentos mentais limitantes, que nos impedirão de ver a verdade além daquele ponto, mesmo que a verdade esteja bem diante de nossos olhos.

Alguns exemplos: "dinheiro é a chave da felicidade", "para me elevar espiritualmente preciso viajar para a Índia encontrar um guru", "espiritualidade e virtudes são coisas para monges", "somente Jesus era capaz de amar os seus inimigos", etc.

Como que conseguiremos progredir se estas crenças nos impedem de acessar os devidos conhecimentos? Na melhor das hipóteses, elas geram uma confusão mental tão grande que nada faz sentido e simplesmente deixamos de pensar porque isso é mais cômodo.

5 - Preguiça de estudar

Muitos de nós até somos bem-intencionados, mas não fazemos nada para transformar essa intenção em ação. Deus nos livre de ter que ler um texto longo, que dirá um livro! "Estou bem com o conhecimento que já tenho"...

Como é que conseguiremos progredir sem expandirmos os nossos conhecimentos? Lembremos que um de nossos objetivos essenciais é evoluirmos em conhecimentos. E agora, como resolver este impasse?

6 - Visão materialista

Muitos de nós, durante a nossa jornada, adquirimos uma paixão pelas coisas materiais, visto que exercem uma ardente cobiça em nossos corações - a qual raramente temos força moral para resistir. Desta forma, nos atiramos nos braços do materialismo, com todas as suas formas de satisfação curtas, porém imediatas: comida, bebida, drogas, sexo, etc.

Com isso nos tornamos escravos desse estilo de vida materialista, fechando nossos olhos e ouvidos completamente para a espiritualidade e o nosso verdadeiro ser.

Como poderemos trilhar o caminho da espiritualidade se ignoramos completamente a sua existência?

7 - Demais âncoras

Nesta lista, listamos os itens mais relevantes e críticos. Porém eles não são os únicos. Todos os apegos, falhas morais, paixões terrenas, teimosias, vícios, etc, constituem também entraves à nossa evolução espiritual, como os leitores deste blog já estão carecas de saber.

Porém esta lista estaria incompleta se eu não mencionasse explicitamente todos estes itens que são outras tantas âncoras nos mantendo presos ao mesmo lugar e impedindo a nossa evolução espiritual.

Conclusão

Nestes itens foi possível visualizar o que pode estar nos impedindo de evoluir. Infelizmente nem sempre conseguimos ter a clareza de raciocínio suficiente para identificar as causas do que pode estar nos prejudicando.

Então cabe a cada um de nós fazer uma auto-análise e identificar dentre estes itens quais que ainda precisamos resolver.

Na sequência deste post, irei aprofundando em cada um destes itens, para que todos nós possamos entender onde estamos errando, e como consertar isto.

E que a luz de nosso Criador possa iluminar nossas mentes e nos ajudar a identificar as falhas que ainda temos.

Que assim seja!


Todos os textos da série Fatores que atrasam a sua evolução espiritual:
- Parte 1: Visão Geral
- Parte 2: O orgulho
- Parte 3: O egoísmo
- Parte 4: Crenças limitantes
- Parte 5: Apego
- Parte 6: Preguiça de estudar
- Parte 7: Visão materialista
- Parte 8: Demais âncoras
 

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?