Fatores que atrasam a sua evolução espiritual - Parte 2: O orgulho

Continuando a nossa série sobre os fatores que atrasam a nossa evolução espiritual, hoje falaremos sobre o orgulho.

Veja o texto anterior:
- Parte 1: Visão Geral

O orgulho:

O orgulho é considerado a maior chaga da humanidade, e por um bom motivo: ele nos impede por completo de progredir em nossa jornada espiritual.

A pessoa orgulhosa considera-se acima das demais, colocando-se em um trono imaginário e na posição de "ser superior" em diversos aspectos.

E como se isso por si só já não fosse um problema, o orgulho traz ainda uma consequência ainda pior: a cegueira moral.

O orgulhoso, considerando-se acima dos demais, em sua mente é um ser superior, e portanto incapaz de errar. Com isso, é gerada uma auto-ilusão de perfeição, que acaba por mascarar todas as suas falhas morais.

Olhemos para nós mesmos por um instante. Será que nós realmente não temos nada para melhorar em nós? Será que somos seres tão perfeitos como pensamos?

Existe um teste muito simples para ter uma noção de quão orgulhosos somos: basta analisar o quanto ficamos irritados e ofendidos quando alguém nos aponta algum defeito. Isso não nos perturba, pois aceitamos que estamos em aprendizado? Ou isso nos incomoda e nos deixa desconfortáveis por um tempo? Ou quem sabe ainda isso nos deixa furiosos, por termos sido alvo de tamanha injúria? Um simples método para uma auto-análise.

E debaixo dessa barreira protetora que se torna a cegueira moral, todas as nossas demais falhas morais podem crescer em total descontrole, que não as perceberemos. Criamos em nós um paradoxo onde pensamos a cada dia sermos pessoas mais maravilhosas, quando na verdade a cada dia nos tornamos um ser mais e mais desprezível. Será que é isso que queremos para nós?

A este ponto creio que você, amado leitor, deva estar se perguntando: como sair desta cegueira moral?

Basicamente um orgulhoso só poderá mudar se decidir fazer isso por vontade própria, se sozinho se convencer de suas falhas morais, pois na maioria dos casos fecha seus ouvidos a tudo que lhes disserem.

Então, amado leitor, fica difícil ajudar ao próximo. Na maioria dos casos a melhor alternativa é a prece. Porém podemos ajudar a nós mesmos, identificando em nós os comportamentos orgulhosos e corrigindo-os.

Para facilitar, seguem alguns indícios de orgulho:

- Ficamos perturbados quando alguém nos aponta um defeito.
- Ficamos perturbados com qualquer tipo de crítica.
- Em todos os assuntos, somos nós que realmente entendemos o que está sendo discutido, os demais apenas tentam participar mas não possuem o mesmo alcance que nós.
- Ficamos perturbados com qualquer situação que evidencie que alguém é superior a nós em qualquer aspecto que seja.
- Somente nós sabemos fazer as coisas de maneira bem-feita.
- Em todas as oportunidades ressaltamos como somos bem-sucedidos e nos destacamos dos demais.
- Não identificamos em nós nada que poderia ser melhorado.
- Antes de aceitar um conselho ou um conhecimento, analisamos minuciosamente se aquela pessoa é capaz de dizer algo de uma sabedoria tão elevada quanto a nossa.
- Nos ofendemos facilmente.
- Estamos sempre certos.


Esses itens não são todos os indícios de uma pessoa orgulhosa, mas certamente os mais evidentes.

E para ajudar, algumas contra-medidas para combater o orgulho:

- Aceitarmos que estamos em aprendizado, e é normal falharmos antes de obter o conhecimento pleno de tal assunto, ou a maestria de tal habilidade.
- Aceitarmos que temos diversos defeitos a serem melhorados, e ficarmos gratos quando alguém nos ajudar a identificar algum.
- Aprendermos a ouvir mais e falar menos. Esta regra é de ouro! Sempre que tivermos aquele ímpeto de ensinar às "mentes inferiores" como as coisas funcionam, fechemos a boca e fiquemos apenas ouvindo. Esta dica é uma bênção não somente por ajudar a combater o orgulho, como também nos torna pessoas mais observadoras e isso ajuda em muitas coisas.
- Sempre questionarmos se o que pensamos ser o certo é realmente o certo.
- Aceitarmos que diferentes pessoas tem aptidões diferentes em diferentes áreas do conhecimento, e sempre temos algo a aprender com todo mundo.
- Quando ofendidos, que sejamos como uma garrafa sem fundo, por onde o líquido passa mas não permanece, ou seja, ouvir sem ficar ofendido, sem guardar nada, nem mágoa e nem rancor.

Com essa simples mudança de postura em relação à vida, poderemos com certeza enfraquecer as estruturas do orgulho, de modo a quebrarmos a cegueira moral que nos aflige.

Um fácil exercício é imprimir essas duas listas e diariamente analisarmos como foi o nosso desempenho em cada uma delas. Será que hoje fomos mais orgulhosos, ou mais humildes? Anotemos os resultados e vejamos como será o nosso progresso com o passar do tempo.

Combater o orgulho só é difícil quando não percebemos que somos orgulhosos. Uma vez que o tenhamos identificado, fica muito mais fácil subjugá-lo.

Porém não sejamos desatentos. O orgulho é uma falha moral silenciosa e traiçoeira. Precisamos estar sempre atentos para não começarmos a gradualmente escorregar novamente nos mesmos erros.

Sejamos vigilantes, pois a longo prazo conseguiremos banir por completo essa falha moral tão nociva de nossas vidas.

A hora de começar é agora!


Todos os textos da série Fatores que atrasam a sua evolução espiritual:
- Parte 1: Visão Geral
- Parte 2: O orgulho
- Parte 3: O egoísmo
- Parte 4: Crenças limitantes
- Parte 5: Apego
- Parte 6: Preguiça de estudar
- Parte 7: Visão materialista
- Parte 8: Demais âncoras
 

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?