Fatores que atrasam a sua evolução espiritual - Parte 8: Demais âncoras

Continuando a nossa série sobre os fatores que atrasam a nossa evolução espiritual, hoje falaremos sobre as crenças limitantes.

Veja os textos anteriores:
- Parte 1: Visão Geral
- Parte 2: O orgulho
- Parte 3: O egoísmo
- Parte 4: Crenças limitantes
- Parte 5: Apego
- Parte 6: Preguiça de estudar
- Parte 7: Visão materialista

Demais âncoras

No decorrer de todos estes posts, tratamos sobre os principais fatores que atrasam a nossa evolução espiritual. Essa lista fornece um bom ponto de partida para quem está começando na jornada da mudança interior, e também serve para quem já está a algum tempo nesta caminhada revisar se não deixou passar algo.

Porém os mais experientes já devem ter aprendido na prática que, embora o início da nossa jornada espiritual seja marcado por grandes desafios, à medida que vamos avançando vamos cada vez mais percebendo a importância dos detalhes, das pequenas coisas que produzem uma diferença enorme no resultado final.

Por isso, embora tenhamos elegido esta lista como os maiores fatores que atrasam a nossa evolução espiritual, estaríamos sendo negligentes se deixássemos de mencionar alguns itens também muito importantes.

Vícios

Já falei diversas vezes sobre vícios aqui no blog (link). Eles não só são a oportunidade perfeita para os espíritos obsessores, como também criam para nós uma prisão mental, onde ficamos presos a aquela mentalidade viciada e não conseguimos pensar em outras coisas (efeito amplificado pela obsessão), nos prejudicando em todos os segmentos de nossas vidas. E o pior, tornando cada vez mais difícil a quebra desse ciclo vicioso.

Todas as substâncias que alteram o nosso estado de consciência, e todas aquelas substâncias e ações que promovem doses altas de hormônio do bem-estar com pouco esforço (ao contrário do esporte, por exemplo, onde nos exercitamos para receber o hormônio do bem-estar como consequência) possuem um alto potencial viciante. Devemos ter muita atenção com essas coisas, e se possível evitar aquelas coisas que não nos acrescentam em nada.

Mentalidade errada

De certa forma falamos um pouco sobre isso nos demais textos, mas aqui quero me referir especificamente a três tipos de mentalidades erradas que são severamente nocivas:

- Mentalidade de manada

A mentalidade de manada consiste em deixar de pensar como um ser racional e passar a pensar como um coletivo de animais, permanentemente ou temporariamente. Um exemplo clássico é o caso do "nós contra eles" ou "se não está comigo, está contra mim", tão frequente no fanatismo futebolístico, fanatismo religioso e no fanatismo político. Aliás, todo o tipo de fanatismo já é por si só um problema gravíssimo!

Devemos atentar que essa mentalidade, embora mais nítida nos exemplos citados, acontece frequentemente em nosso dia-a-dia, nos pequenos círculos que fazemos parte. Podemos ver rivalidades não saudáveis por todas as partes, onde a mentalidade de manada encontra terreno fértil para prosperar.

- Vitimismo

O vitimismo, ou coitadismo, consiste em ficarmos somente nos lamentando pelas coisas que não temos, pelas coisas que não conseguimos realizar, por tudo aquilo que, por nossa incapacidade ou pelos revezes da vida, não fomos capazes de atingir.

Lembram daquele personagem que dizia "Oh céus! Oh vida! Oh azar!" ? Esse somos nós quando estamos nos vitimando.

Quando nos vitimizamos gastamos muito tempo e energia com a lamentação e a auto-piedade que deixamos de focar em nossos objetivos e em trazer resultados para a nossa vida, deixando de alcançar outros objetivos e assim ficando presos nesse ciclo sem fim.

- Viver na Matrix

Já falamos sobre a visão materialista, mas esse conceito vai além. Viver na Matrix é viver numa realidade artificial, onde criamos condicionamentos mentais que nos convém e nos cegamos à realidade do mundo e da vida.

Algumas pessoas vivem na Matrix por acreditarem que o dinheiro é a chave de toda a sua felicidade. E então moldam sua realidade em torno do materialismo.

Algumas pessoas vivem na Matrix por acreditarem que algum salvador (Deus, a Mega-Sena, o gênio da lâmpada, etc) irá resolver os seus problemas, sem que elas precisem se esforçar para nada. E então moldam sua realidade em torno da lei do pouco esforço e da espera pela salvação dos preguiçosos (que nunca virá).

E também há aqueles que voluntariamente desejam permanecer na Matrix. Recebem acesso a todos os conhecimentos, a todas as chaves para a felicidade e para mudarem as suas vidas, a toda a verdade sobre todos os mistérios da humanidade. E então procedem a fazer vista grossa e fazer de conta que nunca souberam disso, pois perceberam que precisariam agir e acharam melhor "evitar a fadiga"...

Falhas morais

As falhas morais como um todo são um grande entrave à nossa evolução espiritual. TODAS as falhas morais são nocivas ao nosso objetivo de progredir espiritualmente, embora algumas tenham um peso maior do que outras.

Casos como o do orgulho, do egoísmo e do apego, por exemplo, que mencionamos na lista principal, estão entre os mais sérios. Porém isso não quer dizer que as demais falhas morais sejam por isso menos graves. Todas elas requerem a nossa dedicação em erradicá-las de nossas vidas, substituindo-as pelas virtudes que nos fazem crescer.

Falta de paciência, raiva, mágoa, maldade, desonestidade, e todas as demais falhas morais devem ser combatidas se desejamos progredir.

Conclusão

Nesta série de posts, procuramos fazer um guia prático e simples para ajudar a todos aqueles que desejam sinceramente evoluir espiritualmente.

Esta é uma caminhada que não é fácil (principalmente no início), mas que se tivermos o entendimento correto do que estamos enfrentando, certamente teremos sucesso com mais facilidade.

Já dizia Sun Tzu:  "Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas."

Que este compilado de conhecimentos possa ajudar e servir de guia a todos aqueles que estão juntos conosco nessa caminhada.

Como sempre, a seção de comentários está disponível para quem tiver dúvidas. E também o nosso e-mail: aprendizesdavidaeterna@gmail.com .

Com conhecimento, coragem e determinação, nós atingiremos o nosso objetivo!

O melhor dia para começar é sempre hoje!


Todos os textos da série Fatores que atrasam a sua evolução espiritual:
- Parte 1: Visão Geral
- Parte 2: O orgulho
- Parte 3: O egoísmo
- Parte 4: Crenças limitantes
- Parte 5: Apego
- Parte 6: Preguiça de estudar
- Parte 7: Visão materialista
- Parte 8: Demais âncoras
 

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?