Fatores que atrasam a sua evolução espiritual - Parte 4: Crenças limitantes

Continuando a nossa série sobre os fatores que atrasam a nossa evolução espiritual, hoje falaremos sobre as crenças limitantes.

Veja os textos anteriores:
- Parte 1: Visão Geral
- Parte 2: O orgulho
- Parte 3: O egoísmo


As crenças


Nosso conjunto de crenças é uma combinação de duas fontes principais:

- Das crenças que já trazemos conosco ao encarnar e que ficam no nosso inconsciente. São as crenças que acumulamos ao longo de nossas encarnações anteriores.

- Das crenças que aprendemos/absorvemos do meio em que vivemos, através de livros, televisão, e as outras pessoas com as quais convivemos, principalmente os familiares mais próximos.

Disso então ocorre:

- Antes de encarnarmos, temos uma determinada personalidade, resultante de todas as crenças e conceitos que tínhamos até aquele momento.

- Ao encarnarmos, somos imersos em um novo contexto, onde somos expostos à novas informações e novos exemplos. Essas informações e exemplos podem ou não modificar essa personalidade, dependendo de quão receptíveis estamos à elas.

Em especial na infância, somos muito receptíveis às influências externas. Daí resulta a importância da educação correta nos primeiros anos de vida para aumentar as chances de sucesso daquele indivíduo.

Mas mudar nosso conjunto de crenças por si só não é algo ruim. É algo normal e esperado, visto que durante o nosso planejamento reencarnatório o plano espiritual escolhe com precisão qual o melhor ambiente para encarnarmos, de acordo com os nossos resgates e objetivos durante a encarnação que vem pela frente.

Porém o que resulta em grave empecilho para a nossa evolução são as crenças que nos prendem à uma forma de pensar limitante, independente de serem adquiridas antes ou após o nascimento.

Crenças limitantes

As crenças limitantes são aquelas tomadas como "verdades" pessoais ou coletivas, que nos impedem de ver as coisas de outra maneira. São imposições mentais que nos fecham para as demais possibilidades.

Vejamos alguns exemplos:

- Só serei feliz quando for rico.
- Todos os ricos constroem suas fortunas esmagando os outros.
- Todos os pobres são preguiçosos
- Só os homens fazem bem os trabalhos braçais.
- Só as mulheres fazem bem os trabalhos delicados.
- As pessoas não mudam.
E por aí vai...

Então quando analisamos algumas das afirmações acima, podemos deduzir que:

- Uma pessoa só poderá ser feliz quando for rica. Não importa se tem uma família maravilhosa, um casamento perfeito, o emprego de seus sonhos, se não for rica, não será feliz. Mas já que sou pobre mesmo, nem vou tentar ser feliz, certo?

- Somente as mulheres têm habilidade para fazer trabalhos que exigem delicadeza. Os homens são muito truculentos e jamais serão capazes de realizar trabalhos minuciosos. Imagino que todos os relojoeiros da história tenham sido mulheres...

E com isso podemos ver como estamos fechando portas em nossa vida por vontade própria, apenas por mantermos essas crenças limitantes. Com isso nos boicotamos e dificultamos nossa vida através de nosso próprio livre arbítrio!

Precisamos estar atentos para estas "verdades absolutas" que estão gerando bloqueios em nossas vidas. Impedindo as pessoas de serem felizes, de perseguirem os seus sonhos, de atingirem seus objetivos.


Somente quando nos libertarmos de tais formas de pensar que seremos capazes de realizar o nosso verdadeiro potencial.


Você não é burro! Você não é desajeitado! Você é capaz de fazer qualquer coisa que desejar! Com coragem e dedicação, tudo é possível de ser feito!


Se alguém no mundo consegue fazer, você também consegue!

Se ninguém no mundo consegue fazer, então talvez você seja o primeiro!


Vamos logo sair destas prisões mentais!



O melhor dia para começar é sempre HOJE!



Mãos à obra!


Todos os textos da série Fatores que atrasam a sua evolução espiritual:
- Parte 1: Visão Geral
- Parte 2: O orgulho
- Parte 3: O egoísmo
- Parte 4: Crenças limitantes
- Parte 5: Apego
- Parte 6: Preguiça de estudar
- Parte 7: Visão materialista
- Parte 8: Demais âncoras
 

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?