Minhas preces não são atendidas. Deus me abandonou?

Continuando nossa sequência de posts sobre a prece ("A felicidade que a prece proporciona", "Preces para os desencarnados" e "Preces de agradecimento - Gratidão"), hoje queremos falar desta exclamação que é tão comum entre as pessoas.

Quando se fala em preces, em orações, muitas pessoas atestam que suas preces não são atendidas, e que Deus as abandonou. Será mesmo verdade?


É importante lembrar que quando oramos, estamos fazendo a Deus um pedido, que será concedido da maneira que nos for mais conveniente, e não necessariamente da maneira que desejamos.

Vamos supor que estejamos endividados. Rezamos e pedimos a Deus por dinheiro para pagar as contas. Deus irá materializar uma maleta cheia de dinheiro ao nosso lado? Certamente que não.

Porém uma pessoa conhecida de longa data pode surgir, falando de um projeto novo de negócio que está desenvolvendo, e perguntando se não queremos ajudar. O retorno financeiro será pequenino no início, mas com o tempo será bem promissor.

Não parece mais coerente Deus ensinar a pescar, em vez de dar somente o peixe?

Deus age por meios que fogem ao nosso entendimento, e por isso às vezes temos a ilusão de que não estamos sendo atendidos. Sendo que na verdade, na maioria esmagadora das vezes, Deus está nos dando os meios para alcançarmos aquilo que desejamos, e não a coisa pronta.


Existem também os casos onde de fato não somos atendidos, porque o nosso pedido poderia causar mais mal do que bem.

Imaginemos a mesma situação de estarmos endividados. Além de pagarmos nossas contas, cobiçamos com fervor comprar uma motocicleta esportiva de alta cilindrada. Deus, que vê além do momento presente, percebe que tal aquisição em nossas mãos será uma receita para o desastre. Será que seremos atendidos? Não será menos prejudicial continuarmos endividados, do que gravemente feridos em uma cama de hospital?

Deus jamais atenderá a um pedido que resultará mais mal do que bem, por mais que não consigamos visualizar essa possibilidade quando pedimos.


Também é importante ressaltar se temos o merecimento sobre aquilo que pedimos. Em muitos casos, é necessário para nós que passemos por algumas dificuldades para valorizarmos mais as coisas e fazermos escolhas mais acertadas.

Imaginemos novamente a situação de estamos endividados, tendo gastado todo o nosso dinheiro, as economias e mais alguns empréstimos em jogos de azar, festas e bebidas. Se Deus nos fornecer dinheiro nesse exato momento, sabemos o que acontecerá: o ciclo se repetirá mais uma vez, nos levando cada vez mais para o fundo do buraco.

Neste caso, passar por dificuldades financeiras será um instrumento de aprendizado para nós, além de ser uma bênção no sentido de nos afastar daquela vida nociva. Porém como temos uma visão muito limitada, não conseguimos compreender a grandeza da sabedoria Divina.


Como bem ilustra este trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo:

"7 – Seria ilógico concluir-se, desta máxima: “Aquilo que pedirdes pela prece vos será dado”, que basta pedir para obter, e injusto acusar a Providência se ela não atender a todos os pedidos que lhe fazem, porque ela sabe melhor do que nós o que nos convém. Assim procede ao pai prudente, que recusa ao filho o que lhe seria prejudicial. O homem, geralmente, só vê o presente; mas, se o sofrimento é útil para a sua felicidade futura, Deus o deixará sofrer, como o cirurgião deixa o doente sofrer a operação que deve curá-lo.

O que Deus lhe concederá, se pedir com confiança, é a coragem, a paciência e a resignação. E o que ainda lhe concederá, são os meios de se livrar das dificuldades, com a ajuda das idéias que lhe serão sugeridas pelos Bons Espíritos, de maneira que lhe restará o mérito da ação. Deus assiste aos que se ajudam a si mesmos, segundo a máxima: “Ajuda-te e o céu te ajudará”, e não aos que tudo esperam do socorro alheio, sem usar as próprias faculdades. Mas, na maioria das vezes, preferimos ser socorridos por um milagre, sem nada fazermos.
"


Portanto, amados irmãos, não sejamos injustos ao dizer que Deus nos abandonou, ou que nossas preces não são atendidas, somente porque não estamos recebendo o que queremos, quando queremos e do jeito que queremos.

Assim não estaremos passando de crianças birrentas.

Deus nos concederá os meios para alcançarmos os nossos objetivos, se isso for para um bem maior e se estiver de acordo com o nosso merecimento.

Que possamos, agora com esta clareza de idéias, melhor direcionar as nossas preces, e observar com mais atenção pelos seus resultados. Frequentemente, Deus age por meios tão sutis que nem percebemos.

E jamais nos esqueçamos da importância de nossa fé.



Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?