Falando sobre vibrações e padrões energéticos - Parte 1: Introdução

Hoje, amados leitores, vamos falar sobre um tema um pouco mais técnico, mas de igual importância para o estudante espírita.

Vamos falar sobre as vibrações, sobre os padrões energéticos e como eles nos afetam negativamente ou positivamente.

Para começarmos, é necessário esclarecer que existem dois princípios básicos na criação divina: a matéria (elemento inerte) e o espírito (princípio inteligente).

Todavia, estes dois princípios não possuem uma interação direta. Há entre eles um terceiro elemento, semi-material, chamado fluido cósmico universal. Esse fluido permite que a matéria exista de forma ordenada, e que o espírito possa interagir com a mesma.

O fluído cósmico universal pode ser modificado para diversas funções, entre elas a eletricidade. Vamos ao que nos diz O Livro dos Espíritos:

"7. Haveria, assim, dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito?

— Sim e acima de ambos, Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Essas três coisas são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material é necessário ajuntara fluido universal, que exerce o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, demasiado grosseira para que o espírito possa exercer alguma ação sobre ela Embora, de certo ponto de vista, se pudesse considerá-lo como elemento material, ele se distingue por propriedades especiais. Se fosse simplesmente matéria não haveria razão para que o espírito não o fosse também. Ele esta colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria e matéria; suscetível em suas inumeráveis combinações com esta, e sob a ação do espírito de produzir infinita variedade de coisas, das quais não conheceis mais do que uma ínfima parte. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar,sendo o agente de que o espírito se serve, é o princípio sem o qual a matéria permaneceria em perpétuo estado de dispersão, e não adquiriria Jamais as propriedades que a gravidade lhe dá.

27 – a) Seria esse fluido o que designamos por eletricidade?

— Dissemos que ele é suscetível de inumeráveis combinações. O que chamais fluido elétrico, fluido magnético, são modificações do fluido universal, que é, propriamente falando, uma matéria mais perfeita, mais sutil, que se pode considerar como independente.
"

E onde ficamos nós nisso tudo?

Nós somos o espírito, o princípio inteligente da criação. Mas para que possamos evoluir, é necessária a nossa interação no mundo material, através de mundos físicos e de corpos físicos.

Porém como o espírito não possui ação direta sobre a matéria, necessitamos do fluído cósmico universal para uní-los em um corpo semi-material que chamamos perispírito.

Recorremos novamente ao Livro dos Espíritos:

"93. O Espírito propriamente dito vive a descoberto ou, como pretendem alguns, envolvidos por alguma substância?

 — O Espírito é envolvido por uma substância que é vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para nós; suficientemente vaporosa, entretanto, para que ele possa elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde quiser.

Comentário de Kardec:  Como a semente de um fruto é envolvida pelo perisperma o Espírito propriamente dito é revestido de um envoltório que, por comparação, se pode chamar períspirito.

 94. De onde tira o Espírito o seu envoltório semimaterial?

 — Do fluído universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos; passando de um mundo para outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.

 94. a) Dessa maneira, quando os Espíritos de mundos superiores vêm até nós, tomam um períspirito mais grosseiro?

 — É necessário que eles se revistam da vossa matéria, como já dissemos.

 95. O envoltório semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?

 — Sim, uma forma ao arbítrio do Espírito; e é assim que ele vos aparece algumas vezes, seja nos sonhos, seja no estado de vigília, podendo tomar uma forma visível e mesmo palpável.
"

Para facilitar a compreensão, vamos simplificar dizendo que o perispírito é o corpo semi-material que une o espírito à matéria. Esse perispírito é mais denso quando o espírito é mais bruto, e à medida que o espírito avança em sua evolução, o mesmo vai se refinando, até um dia não ser mais necessário, quando o espírito atinge a perfeição e não necessita mais de encarnar.

- E o quê tudo isso tem a ver com as vibrações?

Isso tudo é para explicar que, embora utilizemos corpos materiais, nós somos seres feitos de energia. Energia essa que atua em nosso perispírito e pode transferir-se para o corpo físico, na forma de saúde ou de doença.

Toda a energia que existe está distribuída em uma escada de diversas faixas vibratórias, desde a mais densa até a mais sutil. E nós só podemos estar em uma dessas faixas por vez.

Imaginemos por exemplo os canais de televisão. Quem assiste o canal 1, não consegue assistir o canal 2. E quando troca para o canal 2, deixa de assistir o canal 1.

E agora vem a grande pergunta: como trocamos de canal (faixa vibratória)?

Conforme o nosso padrão mental, ou seja, conforme os nossos pensamentos, estaremos nos colocando em uma faixa vibratória mais densa ("pensamentos negativos") ou mais sutil ("amor incondicional").

Estando em uma dessas faixas, estaremos diretamente sintonizados com todos os seres, encarnados e desencarnados que estão na mesma sintonia. Isso definirá, entre outras coisas, quem serão as nossas companhias espirituais.

Imaginemos agora que eu esteja vendo um filme com bastante violência. À medida que as cenas avançam, começo a ter satisfação com as pessoas sendo espancadas, fuziladas e explodidas.

Por este pensamento mais embrutecido, automaticamente vou baixando meu padrão vibratório, e os espíritos que se comprazem na violência vão, pela lei de afinidade, se aproximar cada vez mais. E quanto mais eu me satisfaço a cada litro de sangue jorrado na tela, mais eles me rodearão.

Neste ponto, estes espíritos que estão nessa faixa vibratória densa, poderão facilmente interagir comigo, roubando a minha energia e me incentivando mais ainda com pensamentos agressivos, na tentativa de formar uma obsessão (e me transformarem em um buffet de energia para eles).

Em contrapartida, imaginemos agora que começo a assistir um filme com uma mensagem positiva, com demonstrações de virtudes e até mesmo de devoção. Nesse instante, vou gradualmente elevando meu padrão vibratório e atraindo para perto de mim espíritos de ordem mais elevada, que me incentivarão e me ajudarão no caminho do bem.

Já ouviu falar de que o caminho do bem abre muitas portas? Que quem trilha o caminho do bem só progride? Está aí a explicação.

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

A felicidade que a prece proporciona

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Todo mundo erra! - Deixar o passado para trás!