Preces para os desencarnados

No texto anterior, falamos sobre "a felicidade que a prece proporciona". Hoje, seguindo o tema, vamos falar sobre a ação das preces em favor dos desencarnados.

Muitos espíritos, ao desencarnarem, encontram-se em um estado de grande confusão e espanto: imaginavam que a vida fosse uma só, e que após ela, nada existiria. Mas eis que há sim uma continuação, e o peso de todos os erros cometidos recai na consciência.

Somando-se a isso, muitos encontram-se tão apegados ao mundo material que não conseguem desprender-se dele. Outros tantos, tão aturdidos, apenas dormem. Poucos são os que efetivamente conseguem seguir em frente de imediato. Estes são aqueles que prepararam-se, desenvolvendo suas virtudes e o seu desapego: suas almas são "leves", pois pouco ou nada lhes prende no mundo material.

A fim de ajudar esta grande quantidade de irmãos que se encontram em sofrimento após o desencarne, na maioria dos casos motivados por suas falhas morais, pelo seu apego e pelo seu coração endurecido, podemos nós orar em prol deles.

Quando oramos por esses irmãos desencarnados, um toque amoroso chega até eles. O amor lhes envolve e a luz se faz presente, dando-lhes um instante de alívio, no qual podem pensar com mais clareza e compreender melhor o que lhes acontece. Tornando-se também mais acessíveis ao auxílio dos benfeitores amigos que lhes amparam.

Que bom seria receber esta emissão de carinho e de amor, não é mesmo?

A fim de facilitar a tarefa, podemos encontrar a Prece pelas almas sofredores que pedem preces, em O Evangelho Segundo o Espiritismo:

"66 – Prece – Derramai, Senhor, nós vos pedimos, sobre todos os que sofrem, como Espíritos errantes, no espaço, ou entre nós,como Espíritos encarnados,as graças do vosso amor e da vossa misericórdia! Tende piedade das nossas fraquezas. Vós nos fizestes falíveis, mas nos destes a força de resistir ao mal e de vencê-lo. Que a vossa misericórdia se estenda sobre todos os que não puderem resistir às suas más tendências, e ainda se encontram pelo caminho do mal. Que os Bons Espíritos os envolvam; que as vossas luzes brilhem aos seus olhos, e que, atraídos pelo seu calor vivificante, venham prosternar-se aos vossos pés, humildes, arrependidos e submissos.

Nós vos pedimos igualmente, Pai de Misericórdia, pelos nossos irmãos que não tiverem forças para suportar suas provas terrenas. Vós nos daí um fardo a carregar, Senhor, e só devemos depô-lo aos vossos pés! Mas a nossa fraqueza é demasiada, e a coragem nos falta algumas vezes em meio do caminho! Tende piedade desses servos indolentes, que abandonaram o trabalho antes da hora! Que a vossa justiça os poupe, e permiti, Senhor, que os Bons Espíritos lhes levem alívio, consolações e esperanças! A perspectiva do perdão fortalece as almas; abri-a, Senhor, para os culpados que se desesperam,e, sustentados por essa esperança, eles encontrarão forças na própria intensidade de suas faltas e de seus sofrimentos, para resgatarem o seu passado e se predisporem à conquista do futuro."

Sendo esta então mais uma das inúmeras formas de fazer o bem.

Porém nossas preces para os desencarnados não precisam se resumir às almas sofredoras. Podemos também orar pelos nossos entes queridos que já encerraram sua jornada na terra, dizendo-lhes que sentimos sua falta, porém estamos felizes que estão seguindo sua jornada e que lhes desejamos todas as bênçãos de Deus.

E quando fazemos essa prece com amor, certamente sentimos o amor que recebemos de volta, partindo daqueles irmãos que ouviram nossas palavras de carinho e ficaram felizes pela lembrança.

Como dissemos no texto anterior, a prece é mais uma das inúmeras ferramentas que Deus nos proporciona. Que possamos todos nós fazer dela bom uso, para o nosso bem e para o bem do próximo!


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

A felicidade que a prece proporciona

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Todo mundo erra! - Deixar o passado para trás!