Resolver as coisas enquanto ainda é tempo

 Temos sempre a equivocada impressão de que temos "a vida inteira" para lidar com determinados assuntos. E assim vamos postergando a resolução de assuntos importantes, que vão ficando de lado enquanto nos ocupamos com outras coisas.

Porém acontece que nossa vida, aqui no mundo material, um dia chegará ao fim. E nunca sabemos quando pode ser esse fim. Poderá ser daqui 50 anos, 5 anos ou 5 horas. Não temos essa informação previamente.

Quantas pessoas desencarnaram agora durante a pandemia, pensando que ainda tinham toda a vida pela frente para resolver suas pendências? E infelizmente, não deu tempo.

Mas não é somente o desencarne que pode nos impedir ou dificultar para tratarmos determinados assuntos. Há uma infinidade de variáveis acontecendo o tempo todo nas nossas vidas e também nas vidas dos outros. Então, porque arriscar e deixar para depois?

Que tal já começarmos desde hoje resolvendo nossos conflitos? Pedindo perdão por todas as ocasiões em que erramos, e também perdoando por todas as vezes em que erraram para conosco.

E aqueles assuntos que ficaram mal-resolvidos? Que tal retomar a questão para esclarecer tudo, da melhor maneira possível?

Por último e não menos importante: que tal falar sobre como nos sentimos? Quando foi a última vez que tivemos uma conversa totalmente sincera com nossos pais, filhos, esposas, maridos, irmãos e amigos? Quando foi a última vez que eu disse um elogio? Quando foi a última vez que eu agradeci por algo?

Vejam, amados leitores, o objetivo deste texto é lembrar que todos os dias devemos atuar exercitando a humildade, o perdão, a paciência, a gratidão, e todas as demais virtudes. E não só isso, todos os dias temos a oportunidade de resolver as pendências do passado, e também evitar criar novas!!!

É claro que jamais conseguiríamos resolver tudo do dia para a noite, e alguns assuntos são muito mais trabalhosos do que outros, mas precisamos estar cientes de que nunca sabemos o que vem pela frente. Porque arriscar deixar tudo para o amanhã? Desde as coisas mais complexas até as mais simples.

Talvez hoje seja a última vez que eu tenha voz para dizer "me perdoe". Talvez hoje seja a última vez que eu tenha visão para ver um sorriso de reconciliação. Talvez hoje seja a última vez que eu veja determinada pessoa, nesta encarnação. 

Paremos de postergar. Vamos abrir nosso coração, falar dos nossos sentimentos, botar os assuntos em dia. Pode parecer difícil, mas não será muito mais difícil conviver depois com os arrependimentos?

Eu tenho certeza que você, amado leitor, enquanto lê essas palavras está pensando em uma situação (ou mais de uma) que precisa resolver. Que tal fazer isso hoje mesmo?

Talvez a outra pessoa não seja receptiva, mas poderás ficar tranquilo que de tua parte, fizestes o que estava ao teu alcance. Mas também pode acontecer de a pessoa estar a muito tempo aguardando para resolver essa pendência, e essa conversa pode ser libertadora para ambos.

Lembremos que não estamos no mundo de férias, aqui estamos para crescer, aprender e evoluir. Então vamos erguer as mangas e começar a trabalhar, resolvendo todas as "encrencas" que nós mesmos criamos. Que bom será se ao desencarnarmos pudermos dizer: "não deixei nenhuma pendência por resolver nesta vida"!

Mas isso, só depende de nós.

Agora corre, pega o telefone e liga para aquela pessoa!


O melhor dia para começar, vocês já sabem, é sempre...


HOJE!!!!



Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

O perdão e a indulgência

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?