[Retorno] Porque o blog ficou tanto tempo sem atualizações? Teoria posta em prática! E assuntos diversos.

 Olá amados leitores!

É com grande satisfação (e saudades) que voltamos a escrever este blog!

 

Mas antes de chegar ao assunto principal, vamos a um breve "aquecimento", para que tudo faça mais sentido depois:


Como estudantes da espiritualidade, acredito que vocês todos tenham noção de que qualquer trabalho voltado para o bem é amparado pelos bons espíritos, da mesma forma que qualquer atividade voltada para o mal, para os vícios e para as más tendências tende a ser amparado por espíritos menos nobres.

Na verdade, como já falamos aqui em muitas ocasiões, tudo se resume a vibração, frequência, afinidade moral e energética. O mundo espiritual não é "lá", é aqui mesmo. Ambos os mundos se permeiam e se completam, neste intercâmbio infinito de energias.

O tempo todo estamos sendo influenciados por este mundo invisível aos nossos olhos, influenciados pelos espíritos que ali residem. Os nossos pensamentos e emoções estão o tempo todo atraindo para nós, como ímãs, energias e espíritos que estão na mesma afinidade que nós. 

Se desejamos beber, entramos na sintonia de espíritos que se comprazem no álcool, e por pura afinidade nos atrairemos mutuamente, e compartilharemos de pensamentos e idéias, por mais que isso aconteça de forma discreta para nós. Sugestionamentos diversos nos são repassadas neste momento, nos incentivando para beber mais, para beber bebidas mais fortes, para fazer loucuras que não fazemos de maneira sóbria, etc.

Da mesma forma que se desejamos realizar atos de bondade, entraremos na sintonia de espíritos benfeitores, e por pura afinidade também nos atrairemos e compartilharemos de pensamentos e idéias. Diversas intuições chegarão até nós, nos encorajando nas boas ações que desejamos praticar, bem como qual o melhor local e como podemos ser ainda mais eficientes em nosso propósito.

Isso significa que somos "marionetes" dos espíritos?

Em partes, sim. Se não temos a força moral para resistir à influência que nos é imposta pelos espíritos menos esclarecidos, tendemos a ser manipulados por eles. Se não temos a clareza mental suficiente para perceber quando estamos sendo influenciados por este ou aquele caminho, também seremos facilmente manipulados pelos maus espíritos. Se nem pelo menos tenhamos desenvolvido a nossa sensibilidade espiritual a ponto de percebermos as oscilações energéticas em torno de nós, também somos presas fáceis.

No caso dos bons espíritos, eles sempre respeitam o nosso livre arbítrio, nos intuindo e nos auxiliando quando queremos trilhar o caminho do bem, e se afastando quando queremos andar por um caminho menos nobre. Sempre, sempre que estivermos na sintonia do bem, eles ali estarão para nos auxiliar. Mais uma vez: afinidade, sintonia, frequência.

No caso dos maus espíritos, basta não fazermos nada para sermos influenciados e manipulados. A simples ociosidade abre todas as portas. Já diziam os antigos "cabeça vazia, oficina do diabo". E não é que estavam certos?

No caso nos bons espíritos, precisamos agir para estarmos em sua sintonia. Precisamos nos colocar em um estado de tranquilidade mental, de paz interior, serenos, introspectivos, com pensamentos direcionados, manifestando o amor dentro de nós, para que possamos estar em comunhão com os mesmos. Nossa forma de sentir, pensar e agir deve ser coesa, íntegra, e sintonizada com o bem. Ou seja, sem o esforço para alcançar (e nos mantermos) esse estado mental, emocional e espiritual, não conseguiremos estabelecer uma sintonia duradoura e de qualidade com os benfeitores amigos.

 

E agora você, amado leitor, deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a pausa nas atividades do blog?

E eu te respondo: tudo!!!

 

No primeiro semestre de 2011, após pular por diversas religiões e filosofias sem encontrar a "pecinha que faltava" para mim, ao mesmo tempo em que eu servia a Deus e a Mamon (vícios), eu finalmente me comprometi, por livre e espontânea vontade, em abandonar todas as ilusões para me tornar um Homem de Bem.

Por mais que eu sentisse um vazio interior, e tivesse dentro de mim uma busca incessante pela espiritualidade, naquela época eu ainda permitia que os meus vícios, paixões e más tendências me vencessem, sempre cedendo, cedo ou tarde, à vida desregrada, materialista e de satisfação imediata para a qual os meus vícios e más tendências sempre me atraíam. Eu sabia a teoria, sabia o que era o correto, mas não tinha a força mental e moral para mudar.

Mas Deus sempre tem um plano para nós, e Deus sabia que precisava sacudir um pouco a minha vida para que eu "acordasse" desse hipnotismo em que as minhas más tendências (e por consequência, os obsessores que eu mesmo atraí) me mantinham preso. E em 2011, muitas coisas mudaram em pouquíssimo tempo, fazendo com que minha vida virasse de cabeça para baixo e eu me sentisse no fundo do poço. Mas, como diz o ditado: "quando se está no fundo do poço, só se pode ir para cima", e foi exatamente isso que aconteceu.

Todos os contratempos foram fundamentais para que eu questionasse a vida que eu vinha tendo. Não obstante, Deus em sua infinita bondade e misericórdia, colocou almas de grande bondade e amor em meu caminho. Uma encarnada, a qual estou casado a 10 anos, e outros desencarnados, e que não só me deram todo o incentivo que eu precisava para seguir o caminho do bem, mas também trabalharam duro para não deixar eu desistir e voltar atrás em minha decisão. 

E graças a esse amparo maravilhoso, ao qual sou eternamente grato, fui capaz de perseverar no bom caminho. E durante essa jornada, este blog surgiu, com o objetivo de ajudar outros estudantes a compreender as lições que eu já havia compreendido. E à medida que eu crescia, fui podendo gerar conteúdos melhores para este blog, sempre na esperança de trazer o esclarecimento e o incentivo a todos os nossos leitores.

Mas não foi sempre fácil. Por muitas e muitas vezes eu me questionava: "quem sou eu para dizer estas coisas? Sou tão cheio de defeitos ainda!". Ao que sempre fui respondido com palavras de incentivo que me amparavam e me motivavam a seguir em frente.

Esse blog jamais existiria sem o amparo dos nossos benfeitores amigos, tanto no auxílio em nossa própria reforma íntima, como também na sugestão de temas e intuições na hora de escrever os textos para o blog. 

Para escrever cada texto, eu sempre preciso estar naquele estado de paz interior e sintonia com a espiritualidade superior que lhes descrevi no início deste texto. Pois não basta eu saber toda a teoria, se ela não fluir de forma ordenada, rítmica e envolvente. Sem esta conexão, os textos não seriam nada mais do que manuais técnicos e tediosos, dignos de fazer até o Kardec morrer de sono.


Falando em sono, aguenta firme, estamos quase acabando! (Ou não...)


Durante todo este tempo em que o blog existe, nossa reforma íntima, nossa mudança interior foi acontecendo. Fomos expostos a muitas situações que exigiram o nosso crescimento, fazendo com que amadurecêssemos mais e mais a cada série de altos e baixos. E também, muitas vezes fomos testados em nossa determinação, em nossa mudança e em nosso crescimento, para saber se realmente havíamos progredido ou se somente nosso discurso era belo e nossas mudanças vazias.

Todavia nos últimos dois anos, mudanças drásticas aconteceram em nossas vidas, exigindo de nós a nossa melhor versão, o que nem sempre fomos capazes de entregar. Exigentes foram os testes que foram colocados em nosso caminho, e todo o nosso progresso foi posto à prova, em diversos momentos e situações diferentes.

Foi uma jornada com muitas turbulências, onde em meio a estes acontecimentos fizemos o nosso melhor para nos mantermos harmonizados e equilibrados, o que nem sempre foi possível. Às vezes, achamos que estamos fazendo o nosso melhor, mas não estamos, há margem para ir além. 

Assim é a vida, repleta de altos e baixos, e errar faz parte da aprendizagem. O problema não está no erro em si, mas em persistir no erro. Se a cada queda, fizermos disso um aprendizado, nos tornamos mais fortes a cada adversidade. Não podemos esquecer que a Terra é uma grande escola, e que as encarnações são como o ano letivo. Nosso objetivo enquanto estamos aqui é aprender, progredir e evoluir, como os seres espirituais que somos. E não existe evolução sem ação!

Mas devido a todos esses acontecimentos, amados leitores, não consegui ter a motivação e nem a estabilidade necessárias para produzir e entregar bons textos para vocês. Porque como mencionei antes, nosso objetivo é sempre de entregar textos que não só tragam o conhecimento, mas também que toquem e motivem cada um de vocês a trilhar o caminho da prática do bem, da mudança interior e do amor ao próximo.

Felizmente, com o amparo dos benfeitores amigos, fomos capazes de crescer durante este período, evoluir como espíritos e transcender as adversidades, estando hoje em uma maturidade maior do que estávamos antes. Sim, houveram momentos difíceis que realmente nos colocaram à prova, mas graças a Deus, mesmo com pequenas derrotas, fomos capazes de vencer toda essa tempestade.

E se fomos capazes de avançar em meio à tempestade, foi somente porque tínhamos a maravilhosa Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus como cajado, nos dando a firmeza e a sustentação necessárias quando não conseguíamos nos afimar por conta própria.

Todos estes anos de estudos e de reforma íntima nos prepararam para este momento, e graças a tudo isso hoje podemos apresentar a melhor versão de nós mesmos: ainda muito distantes da perfeição, mas certamente melhores do que éramos no início da caminhada.

E é justamente sobre isso que tudo se resume. Avançar. Seguir sempre em frente. Sempre aprender, sempre progredir, sempre tornar-se melhor. É para isso que estamos aqui, e para ajudar nessa tarefa que este blog existe.


Então, amados leitores, preparem-se, o blog está de volta!!!


(Sei que o texto foi longo, mas foi para compensar o tempo sem escrever!)


Um grande abraço no coração de cada um de vocês!!!


Comentários

  1. Adoro seus conteúdos! Que bom que voltou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Sim, e avise se quiser ver algum tema em especial. Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário acerca do post acima.

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

O perdão e a indulgência

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?