Todo mundo erra! - Deixar o passado para trás!

 Olá mais uma vez, amados leitores! Como vocês estão se sentindo? 

Espero que estejam todos bem e com o coração leve!

Mas para todos aqueles que estão incomodados com coisas do passado, hoje o post é para vocês!

Então vamos em mais uma jornada de aprendizagem e reflexão!


Todos nós temos uma história, uma jornada, uma trajetória.

Todos nós iniciamos em um ponto e passamos por diversas coisas até chegar no dia de hoje. E a pessoa que somos hoje, é o resultado de todas as escolhas que fizemos durante este percurso.

O passado é portanto a estrada pela qual chegamos até aqui. Mesmo com seus altos e baixos, mesmo com sol e chuva, essa estrada serviu o seu propósito.

Porém tendemos a nos culpar por coisas que aconteceram a muito tempo atrás, e isso é um erro.

Se modificássemos qualquer coisa em nosso passado, hoje não seríamos essa mesma pessoa. Até mesmo as dificuldades, quer dizer, principalmente as dificuldades nos moldaram para que fôssemos mais sábios, fortes e resilientes, e sem isso, seríamos pessoas mais fracas.

Não podemos modificar as coisas que já aconteceram. Ora, muitas vezes não temos controle nem sobre as coisas que acontecem em nosso presente, que dirá tentar mudar o passado, não é mesmo? A única coisa que podemos fazer em relação ao passado é tentar aprender com os erros cometidos.

Precisamos levar em consideração que todas as decisões que tomamos, naquele momento são as decisões que consideramos mais apropriadas, baseado em nosso conhecimento e maturidade naquele momento.

E embora não possamos mudar o passado, podemos estudá-lo e com base nisso nos prepararmos para agir de maneira diferente.

Em vez de nos torturarmos com o que já foi, vamos de agora em diante fazer o nosso melhor para agir de maneira diferente. Vamos identificar e atuar em tudo que precisa ser alterado em nós, em nossa forma de pensar e de agir, para que não mais repitamos os mesmos erros.

 

Para ajudar nesta tarefa, vou compartilhar com vocês o método que uso para viver sem arrependimentos:

- Todos os dias, em tudo o que for fazer, faça o seu melhor. Não precisa ser o melhor do mundo, apenas o seu melhor.

- Nunca diga coisas que irão ferir aos outros. E se precisar dizer algo, faça de cabeça fria e com palavras escolhidas de antemão. Lembre-se: tratar ao próximo como gostaria de ser tratado.

- Não crie inimizades, nem entre em conflitos desnecessários. E nem fale mal dos outros.

- Reconcilie-se com as pessoas para com quem você errou, tanto do passado quanto do presente. Mesmo que você não seja 100% responsável por um acontecimento, peça desculpas pela parte que lhe cabe.

- Elogie e motive as pessoas.

- Diga sempre para as pessoas o quanto elas são importantes na sua vida, principalmente para as pessoas mais próximas de você.

- Agradeça por tudo o que recebe, tanto das pessoas quanto de Deus.

- Faça a sua reforma íntima. Procure a cada dia ser uma pessoa melhor, com mais virtudes e menos falhas morais. Busque o caminho do homem de bem.

- Faça o bem e espalhe o amor. Procure formas de ser útil ao próximo, mesmo nos pequenos atos.


Então, amados leitores, o meu convite é para que deixemos o passado para trás e nos ocupemos com os itens da lista acima. Como diz um grande mestre e amigo: "Preocupe-se com a sua evolução!" .

Quebremos as correntes que nos mantém presos ao passado. Paremos de gastar energia e tempo com o que já foi. Foquemos toda a nossa energia, nossa dedicação e o nosso esforço para fazemos um hoje excelente, plantando uma boa semente para um futuro maravilhoso.

Errou? Mude! Se possível, conserte. Se não há conserto, compense. Se não há como compensar para aquela pessoa em específico, faça o bem para os outros. Em todo o seu agir, espalhe sempre o bem. Trate a todos com amor e respeito.

E o mais importante:

Lembre que os outros também erram, assim como você. Não guarde mágoas nem rancores. Perdoe e siga em frente!!!

Em um coração repleto de amor não há espaço para sentimentos negativos!


Deixemos o passado para trás e comecemos hoje mesmo a criar um novo amanhã! Só depende de nós!

Basta querer, e começar!

E o melhor dia para começar é sempre hoje!!!



Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?