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terça-feira, 4 de novembro de 2014

[Espiritismo para iniciantes] Encarnação dos espíritos

 Seguindo a nossa série para os inciantes, abordaremos hoje a encarnação dos espíritos:

"132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”

A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Deus, porém, na Sua sabedoria, quis que nessa mesma ação eles encontrassem um meio de progredir e de se aproximar Dele. Deste modo, por uma admirável lei da Providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na Natureza.

133. Têm necessidade de encarnação os Espíritos que, desde o princípio,seguiram o caminho do bem?
“Todos são criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer felizes a uns, sem fadigas e trabalhos, conseguintemente sem mérito.”

a) - Mas, então, de que serve aos Espíritos terem seguido o caminho do bem, se isso não os isenta dos sofrimentos da vida corporal?
“Chegam mais depressa ao fim. Demais, as aflições da vida são muitas vezes a conseqüência da imperfeição do Espírito. Quanto menos imperfeições, tanto menos tormentos. Aquele que não é invejoso, nem ciumento, nem avaro, nem ambicioso, não sofrerá as torturas que se originam desses defeitos.”
"

Quando o espírito encarna, passamos a nos referir a ele como ALMA. Esta diferenciação de termos foi proposta por Kardec para facilitar a diferenciação dos estados.

Quando o indivíduo está encarnado, é composto basicamente de três partes:
- O espírito, ou alma, que é o princípio inteligente e imaterial.
- O corpo, que é o veículo físico (material) através do qual o espírito se manifesta na matéria.
- O perispírito, que é intermediário entre o corpo e o espírito. É de natureza semimaterial e mantém unidos o corpo e a alma.

Através do perispírito que o espírito atua sobre a corpo e o corpo atua sobre o espírito.

Quando cessa a vida do corpo, o espírito se liberta.

Quando existe a concepção, o espírito se vincula ao corpo, mas somente no momento do nascimento que essa união se torna definitiva.

O espírito é indivisível e não pode habitar dois corpos ao mesmo tempo. Da mesma maneira, dois espíritos não podem ocupar o mesmo corpo.

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