O quê tenho feito da minha vida? Qual é o meu papel no mundo?

Após um período de recesso, o nosso blog retorna com força total, trazendo as reflexões e ensinamentos necessários à nossa jornada.


O fim do ano se aproxima, e com ele surgem os questionamentos sobre o que fizemos durante o ano, e o que deixamos de fazer.

Será que aquelas metas de ano-novo foram cumpridas? Ou mais uma vez ficamos só nas promessas?

Mas enquanto que normalmente estes objetivos são de coisas pequenas, queremos trazer hoje duas reflexões importantes:


1 - O quê tenho feito da minha vida?

Às vezes é necessário parar e realizar esse auto-questionamento.

Começamos pensando nos tempos recentes, todos os amores, trabalhos, amigos, aventuras, bem como nas decepções e nas tristezas que nos afligiram.

Em dado momento, esse pensamento nos levará até a infância, onde éramos aqueles pequenos seres ainda inocentes, cheios de sonhos e de esperanças.

O que aconteceram com aqueles sonhos? Se realizaram? Continuam pendentes? Mudaram? E por quê?

O que havia de bom em mim que continua em mim? E o que havia de bom em mim que não há mais? O que há em mim que me incomoda?

Todos esses são questionamentos necessários para chegarmos em uma conclusão mais importante:

Eu gosto de quem me tornei? Eu gosto da vida que tenho?

Muitas coisas acontecem durante a nossa vida, o nosso crescimento, e por vezes perdemos a nossa essência, ou deixamos aquela chama dentro de nós se apagar. Nos tornamos tristes e conformados com a tristeza.

Mas sempre há tempo para mudar.

Porque só quando mudarmos e nos tornarmos verdadeiramente felizes é que poderemos passar para a próxima questão:


2 - Qual é o meu papel no mundo?

O papel de qualquer pessoa que se entitule "de bem" é o de promover a bondade no mundo.

Independente de crenças, quem é do bem tem o papel de promover o bem. E não vá pensando que existe o time do "mais ou menos"...

Mas como vou promover o bem, o amor, e a paz no mundo se não tenho isso na minha vida?

Como vou colaborar com a construção de um mundo melhor se não consigo nem construir uma vida melhor para mim?

É por isso que precisamos encontrar primeiro o caminho do auto-amor, da paz interior, da auto-realização, para que só então, quando nos tornarmos íntegros e felizes, possamos ser arquitetos de um novo mundo.

Se eu tenho paz, amor e bondade dentro de mim, isso se irradiará para tudo e todos que me cercam. Ao cultivamos em nossa vida somente coisas boas, nos cercamos de uma atmosfera saudável, que não só nos beneficia como beneficia ao próximo.

Não gosta de como o mundo é? Então faça na sua vida a mudança que você que ver no mundo!

E assim, poderemos todos unir nossas forças para criar um novo amanhã.


Textos que complementam este post:

- Felicidade e infelicidade relativas (Leitura muito importante!)

- O ser humano e o mundo de ilusões

- Onde está a felicidade?

- Felicidade e conscientização


Até a próxima!

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?