Pessimismo, otimismo e você com isso...

O velho caso do copo com água pela metade: está meio cheio ou meio vazio? Eis o nosso assunto de hoje!

Existem pessoas pessimistas, pessoas otimistas e outras tantas que se perdem no meio dessa definição, em diferentes proporções.

Para o pessimista, tudo lhe parece ruim, chato, trabalhoso ou tedioso. Quando uma idéia é lançada, imediatamente pensa em cinco maneiras de como isso dará errado.

Já para o otimista, tudo lhe é agradável, divertido, relaxante ou empolgante. Quando uma idéia é lançada, imediatamente pensa como ela pode dar certo e quais bons resultados pode trazer.

Bom, isso todo mundo já sabe. Mas o que isso tem a ver comigo?

A maneira como encaramos a nós mesmos e à nossa vida, interfere diretamente nas nossas ações, e por consequência, nos resultados que colhemos.

O momento atual de nossas vidas é a consequência de todas as decisões que já tomamos, nessa vida e nas anteriores. Se almejamos algo diferente para nós, precisamos trabalhar de acordo, a fim de obter esse resultado.

Imagine um jovem pessimista que sai em busca de um emprego. Achará ruim se tiver um baixo salário. Achará ruim se tiver um salário maior, mas tendo que trabalhar no sábado. Achará ruim se o salário for bom, o trabalho de segunda à sexta, mas longe de casa. Achará ruim se o chefe for rígido. Achará ruim se o chefe não se importar muito com os funcionários. Achará ruim fazer o seu trabalho, e achará pior ainda quando seu colega for promovido e ele não. Dez anos depois, será que esse jovem terá uma boa carreira?

Imagine agora um jovem otimista que sai em busca de um emprego. Não se importará tanto se o salário não for dos maiores, mas o emprego legal. Também não se importará de trabalhar sábado, afinal de contas, muita gente trabalha nos sábados. Se o trabalho for longe, tudo bem, faz parte. Dá até pra ler um livro no caminho. Quando o chefe é rígido, se esforça para fazer tudo direitinho, e comemora quando passa uma semana sem levar bronca do chefe, sinal de que está fazendo um bom trabalho. Se o chefe for daqueles mais distantes, não se importará com isso desde que não atrapalhe o trabalho. Por falar nisso, seu trabalho pode não ser o melhor do mundo, mas é o que se tem por hoje. Já que está aqui, porque não fazer bem feito? Dez anos depois, será que esse jovem terá uma boa carreira?

Aqui tomamos um exemplo profissional, mas a referência é a mesma para qualquer coisa que façamos: nossa carreira, nossos relacionamentos, nossos hobbys, nossas metas pessoais, etc.

Obviamente, como mencionado antes, poucas pessoas estão nos dois extremos. É comum que tenhamos dentro de nós um lado pessimista e um lado otimista. E precisamos ter noção de que sempre que deixamos o lado pessimista prevalecer, fechamos em nossas vidas muitas portas de oportunidades únicas e maravilhosas que poderíamos ter aproveitado.

Já quando seguimos o nosso lado otimista, vamos expandindo nossas possibilidades, abrindo portas que para muitos permanecem bloqueadas, e com isso tendo acesso à uma multiplicidade de oportunidades para serem escolhidas e vivenciadas.

Porquê então insistirmos no pessimismo? Que tal fazer uma experiência sendo otimista?

O otimista como está sempre de bem com a vida, passa mais tempo harmonizado, e com isso, mais tempo em sintonia com os benfeitores espirituais. Muitas vezes, eles podem nos ajudar, mas não lhes damos oportunidades de agir.  Porém quando estamos em sintonia, temos sempre esse sutil auxílio a nos beneficiar ainda mais, nos ajudando a ver com clareza em momentos difíceis, nos ajudando a ter soluções criativas para os nossos problemas e sempre nos inspirando com boas idéias, com idéias construtivas.

E para ficar claro, ser otimista não significa ser tolo. Não significa acreditar que tudo vai dar certo sem pensar nas consequências. Em conjunto com o otimismo, devemos sempre ter prudência e cautela. Eu gosto muito daquele ditado que diz: "confie em Deus, mas amarre seu camelo". Ele reflete justamente essa realidade, de que acreditar no bem não significa ser descuidado.

E assim, amados irmãos, vamos melhorando nosso ser, direcionando nossa maneira de pensar e de agir para o caminho correto, e uma vez lá, nos lapidando a fim de nos tornarmos cada dia um pouco melhores do que na véspera. Com isso, plantando boas sementes para colher bons frutos, fazendo do nosso futuro um lugar cada vez melhor para se estar um dia.

Para encerrar, eu lhe pergunto, amado leitor: você está metade cheio ou metade vazio?


(Reflita sobre a resposta).

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?