Uma imagem vale mais do que mil palavras

Quando começamos a nossa jornada de desenvolvimento espiritual, seja através do espiritismo ou de qualquer outro sistema religioso ou filosófico, ficamos empolgados com os novos conhecimentos e com as mudanças que acontecem em nossas vidas.

Nossa primeira intenção então é a de "espalhar a mensagem", na mais sincera boa vontade.

Então saímos por aí doutrinando todo mundo. Sendo que a maioria desse "todo mundo" não está nem aí para isso e não quer ouvir o nosso blá, blá, blá.

Nos tornamos os chatos que aproveitam qualquer ocasião para pregar e tentar converter os outros, esquecendo-nos da lição "não vades aos gentios".

No fim das contas, gastamos nossa energia em uma tarefa infrutífera, que não só não ajuda em nada o próximo, como é capaz de fazer ele criar repulsa pelo assunto.

Mas então, o que fazer?

Não existe recurso melhor do que o exemplo. Quando nos esforçamos verdadeiramente para sermos pessoas melhores, damos o exemplo de todas as virtudes que já conseguimos adquirir.

Isso não só funciona melhor para transmitir a mensagem, como também evita que cometamos outro erro comum: falar muito e praticar pouco.

Como bem diz o ditado, uma imagem vale mais do que mil palavas. Não adianta pregarmos sobre virtudes e não demonstramos nenhuma no nosso dia-a-dia.

Porém, nota-se de longe quando alguém consegue realmente praticar as virtudes.

(E antes que alguém pense que seja possível: não adianta fingir. Os momentos de pressão botam abaixo qualquer fingimento).

Portanto, amados irmãos, se desejamos ajudar a nós mesmos e ao próximo, podemos colocar como metas:

- Ouvir mais e falar menos;
- Trabalharmos em nossas virtudes em vez de fazermos doutrinação indesejada;
- Colocar em prática os ensinamentos que tanto gostamos.

E assim, vamos desenvolvendo-nos nessa jornada espiritual. É comum cometermos esses erros, mas tentemos corrigí-los o mais breve possível.

É fácil e só depende de nós.




Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?