Cuidar do corpo e do espírito


"Consistirá na maceração do corpo a perfeição moral? Para resolver essa questão, apoiar-me-ei em princípios elementares e começarei por demonstrar a necessidade de cuidar-se do corpo que, segundo as alternativas de saúde e de enfermidade, influi de maneira muito importante sobre a alma, que cumpre se considere cativa da carne. Para que essa prisioneira viva, se expanda e chegue mesmo a conceber as ilusões da liberdade, tem o corpo de estar são, disposto, forte. Façamos uma comparação: Eis que se acham ambos em perfeito estado; que devem fazer para manter o equilíbrio entre as suas aptidões e as suas necessidades tão diferentes? Inevitável parece a luta entre os dois e difícil achar-se o segredo de como chegarem a equilíbrio.

Dois sistemas se defrontam: o dos ascetas, que tem por base o aniquilamento do corpo, e o dos materialistas, que se baseia no rebaixamento da alma. Duas violências quase tão insensatas uma quanto a outra. Ao lado desses dois grandes partidos, formiga a numerosa tribo dos indiferentes que, sem convicção e sem paixão, são mornos no amar e econômicos no gozar. Onde, então, a sabedoria? Onde, então, a ciência de viver? Em parte alguma; e o grande problema ficaria sem solução, se o Espiritismo não viesse em auxílio dos pesquisadores, demonstrando-lhes as relações que existem entre o corpo e a alma e dizendo-lhes que, por se acharem em dependência mútua, importa cuidar de ambos.

Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a lei de Deus. Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o induziu a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo mal dirigido, pelos acidentes que causa. Sereis, porventura, mais perfeitos se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, nem menos orgulhosos e mais caritativos para com o vosso próximo? Não, a perfeição não está nisso: está toda nas reformas por que fizerdes passar o vosso Espírito. Dobrai-o, submetei-o, humilhai-o, mortificai-o: esse o meio de o tornardes dócil à vontade de Deus e o único de alcançardes a perfeição. (Jorge, Espírito Protetor. Paris, 1863.)"

Vivemos em uma época em que o culto ao corpo é altamente exacerbado, muito diferente do que acontecia à época de Kardec.

Infelizmente, esse culto ao corpo destina-se somente à aparência, e poucos são os que se preocupam com a sua saúde de fato.

Muitos inclusive prejudicam sua saúde numa ânsia por um aparência ainda melhor, submetendo o corpo a agressões desnecessárias em uma incessante busca que nunca terá fim.

E se a saúde do corpo já é assim tão negligenciada, que se dirá então da saúde da alma?

Já são poucos os que crêem em alma, e menos ainda os que se preocupam com a saúde da mesma.

Com isso, a cada dia vemos mais e mais pessoas vítimas de depressão, pânico, e tantos outros distúrbios.

Quando foi a última vez que analisamos a qualidade dos nossos pensamentos? E das nossas emoções? Qual tem sido nosso estado de espírito?

Embora a saúde do corpo seja importantíssima, pois ele é o veículo através do qual a alma se manifesta no mundo material, mais importante ainda é a saúde do espírito, pois é ele que está no controle de tudo.

O espírito é o ser de fato. Não somos corpos, somos espíritos. Nossos corpos são como os carros que usamos para ir ao trabalho. Mesmo com alguns problemas mecânicos, conseguimos conduzir os nossos carros sem causar acidentes. Porém se estamos sonolentos, não importa quão impecáveis estejam nossos carros, provavelmente causaremos um acidente.

Quanto mais saudável está o espírito, mais apto estará ele para conduzir o veículo material. Porém quando o espírito está em conflitos, sua influência ocasionará doenças no corpo.

Como tudo no universo, o equilíbrio é fundamental para que tenhamos sucesso.

E assim como devemos cuidar de nossos corpos através da alimentação e de exercícios, também devemos cuidar de nossa alma, através de uma atitude otimista, da prática das virtudes e do auxílio ao próximo.

Somente assim poderemos estar saudáveis em totalidade.

Quantos anos então conseguiremos viver? E mais ainda: quantos anos conseguiremos viver com qualidade?

Estou morrendo de curiosidade para descobrir. E você?

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?