Fora da caridade não há salvação

Com o fim do ano chegando, relembremos hoje deste tema que é um dos pilares do cristianismo: a caridade.

"4 – Mas os fariseus, quando viram que Jesus tinha feito calar a boca aos saduceus, se ajuntaram em conselho. E um deles,que era doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhes disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração,e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas. (Mateus, XII: 34-40)

5 – Caridade e humildade, esta é a única via de salvação; egoísmo e orgulho, esta é a via da perdição. Esse princípio é formulado em termos precisos nestas palavras: “Amarás a Deus de toda a tua alma, e ao teu próximo como a ti mesmo; estes dois pensamentos contêm toda a lei e os profetas”. E para que não houvesse equívoco na interpretação do amor de Deus e do próximo, temos ainda: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás a teu próximo como a ti mesmo”, significando que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar ao próximo, nem amar ao próximo sem amar a Deus, porque tudo quanto se faz contra o próximo, é contra Deus que se faz. Não se podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.
"

Fora da caridade não há salvação, ou seja, o único caminho verdadeiro para o bem é através da caridade.

Infelizmente através da história, muitas religiões foram corrompidas ou modificadas para que atendessem aos desejos de controle de alguns homens que desejavam ter controle sobre seus semelhantes.

É desde essa época que cada religião diz ser o único caminho para a salvação. As religiões passam a ser como clubes, e somente um deles será salvo.

Imaginemos que eu lhes dissesse que o Espiritismo é o único caminho para a salvação. Nisso implicaria dizer que todos os espíritas estariam automaticamente salvos, independente da sua inferioriade moral ou da sua quantidade de defeitos.

Isso também significaria que todos os budistas, hindus, muçulmanos, católicos, umbandistas e membros das demais religiões, por mais elevados moralmente que fossem, estariam condenados ao sofrimento eterno, pelo simples fato de não serem espíritas.

Então eu lhes pergunto: Isso está de acordo com um Deus justo? Certamente que não.

Jesus ainda foi mais longe neste tema, nos dizendo que a cada um é dado segundo as suas obras. Ora, se o espiritismo fosse o único caminho para a salvação, até mesmo o Dalai Lama estaria sujeito ao sofrimento eterno, pois mesmo tendo dedicado toda a sua vida a fazer o bem, não estaria fazendo parte da "religião certa".

Mas se a cada um é dado segundo as suas obras, podemos claramente perceber que qualquer um que diz "somente na religião X, Y ou Z está a salvação", incorre em grande equívoco.

Portanto, trilhar o caminho do bem torna-se o único meio de salvação, ou seja, o único caminho para a felicidade plena. E qual maneira mais nobre de praticar o bem senão através da prática da caridade?

Jesus não só ensinou sobre isso, como dedicou sua vida a dar o exemplo da prática da caridade e de todas as virtudes. Em todas as suas pregações ensinava sobre as virtudes e em todas as suas ações as demonstrava.

Portanto, amados irmãos, não tentemos nos iludir pelos caminhos fáceis. Não basta nos filiarmos a este ou aquele grupo religioso para estarmos salvos. É somente através do caminho do bem que iremos triunfar.

"10 – Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão contidos os destinos do homem sobre a Terra e no céu. Sobre a Terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em paz; e no céu, porque aqueles que a tiverem praticado encontrarão graça diante do Senhor. Esta divisa é a flama celeste,  coluna luminosa que guia os homens pelo deserto da vida, para conduzi-los à Terra da Promissão. Ela brilha no céu como auréola santa na fronte dos eleitos, e na Terra está gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: “Passai à direita, benditos de meu Pai”. Podeis reconhecê-los pelo perfume de caridade que espargem ao seu redor. Nada exprime melhor o pensamento de Jesus, nada melhor resume os deveres do homem, do que esta máxima de ordem divina. O Espiritismo não podia provar melhor a sua origem, do que a oferecendo por regra, porque ela é o reflexo do mais puro Cristianismo. Com essa orientação, o homem jamais se transviará. Aplicai-vos, portanto, meus amigos, a compreender-lhe o sentido profundo e as conseqüências de sua aplicação, e a procurar por vós mesmos todas as maneiras de aplicá-la. Submetei todas as vossas ações ao controle da caridade, e a vossa consciência vos responderá: não somente ela evitará que façais o mal, mas ainda vos levará a fazer o bem.Porque não basta uma virtude negativa, é necessária uma virtude ativa. Para fazer o bem, é sempre necessária  a ação da vontade, mas, para não fazer o mal, bastam freqüentemente à inércia e a negligência.

Meus amigos, agradeçam a Deus, que vos permitiu gozar a luz do Espiritismo. Não porque somente os que a possuem possam salvar-se, mas porque, ajudando-vos a melhor compreender os ensinamentos do Cristo, ela vos torna melhores cristãos. Fazei, pois, que vos vendo, se possa dizer que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma e a mesma coisa, porque todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, qualquer que seja o culto a que pertençam. (PAULO, Paris, 1860)
"


Há muitas religiões e sistemas filosóficos que podem nos conduzir a este mesmo objetivo. O Espiritismo é somente mais um dos vários caminhos que podem ajudar aqueles que desejam tornar-se pessoas melhores para então poderem alcançar a felicidade plena.

Não nos enganemos, ser espírita não é garantia de nada. Pois fora da caridade, não há salvação.


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?