Confiemos na Providência Divina

Embora a vida na Terra seja muito simples, nós, seres humanos gostamos de complicá-la.

Em vez de seguirmos o nosso caminho natural de crescimento espiritual, preferimos nos desviar nos caminhos do materialismo, permitindo que o supérfluo desperte uma ardente cobiça em nossos corações.

Desta forma, em vez de aprendermos a viver com o suficiente, queremos a cada dia mais e mais.

Porém isso não significa que o ser humano não deva almejar ao sucesso. Pelo contrário, o progresso é uma das leis divinas e devemos sempre avançar em nosso aprendizado e em nossas realizações.

O que faz a diferença aqui é o valor desproporcional que damos aos bens materiais, principalmente ao supérfluo. E mais ainda, o uso que fazemos dos bens que possuimos.

Quando trilhamos o caminho da mudança interior, começamos a compreender o verdadeiro valor das coisas. Gradualmente vamos aprendendo que os bens materiais não são mais do que ferramentas que nos auxiliam na nossa jornada enquanto encarnados.

Aprendemos que o verdadeiro tesouro é aquele que levaremos conosco quando desencarnarmos: nossas virtudes e nossas boas ações.

Compreender essas verdades é fundamental para que possamos entender o conceito de confiar na Providência Divina.

Deus, sendo a expressão máxima do amor e da misericórdia, jamais deixa seus filhos desamparados. Porém nós, através de nossa ignorância e de nosso apego ao mundo material, viramos as costas ao seu auxílio.

Ao nos colocarmos no caminho do bem e da mudança interior, voltamos a andar na direção desse amparo que esteve desde sempre à nossa espera.

E quanto mais avançamos nesse caminho, percebemos que Deus sempre abre as portas certas nos momentos certos, fazendo com que nossas vidas se tornem um suave velejar, para que nos concentremos integralmente na nossa mudança interior e no auxílio ao próximo.

Quando cobiçamos ao supérfluo, trabalhamos incansavelmente para ganhar mais e mais, para que possamos ter mais e mais supérfluo, para isso jogando muitas vezes a nossa saúde pelo ralo.

Porém quando estamos no caminho da mudança interior, já conseguimos olhar para as coisas com uma ótica mais desapegada, e sabendo que Deus está nos amparando.

Se algo precisa acontecer, esse algo irá acontecer. Basta que trabalhemos em prol desse objetivo com dedicação, amor e de maneira consistente, que no momento certo tudo acontecerá.

É infrutífero trabalharmos que nem loucos para tentar apressar os resultados. Pois Deus é quem sabe o melhor momento para que as coisas aconteçam em nossas vidas.

Também não podemos ir pelo outro extremo, imaginando que basta nos atirarmos ao sofá que "Deus proverá".

A lição aqui, amados irmãos, é muito simples: Deus está sempre fazendo a parte dele. Basta que nós façamos a nossa para que tudo aconteça.

Então, amados leitores, trabalhemos em prol de nossos objetivos, sempre com dedicação, amor e consistência, pois assim como foi dito: "ajuda-te, e o céu te ajudará".



Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

O perdão e a indulgência

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?