Dicas práticas para agir melhor no dia-a-dia

Como às vezes teorizamos muito e não praticamos proporcionalmente, reuni algumas dicas práticas para tentarmos agir melhor no dia-a-dia.

- Procure maneiras de ser útil aos outros. Pode ser em simples tarefas ou mesmo ajudando em tarefas mais complexas. O importante é ajudar!

- Pergunte como as pessoas estão e ouça o que elas tem a dizer. Procure se inteirar do que as pessoas sentem, de seus problemas. Muitas vezes as pessoas estão sobrecarregadas, estressadas e/ou deprimidas. Desabafar faz um bem enorme!

- Tenha contato físico com as pessoas: aperte a mão, quando possível abrace! Toque nos ombros das pessoas enquanto conversa. Isso diminui as barreiras emocionais entre você e a outra pessoa, sem contar que um pequeno gesto desses pode ser o único gesto de carinho que a pessoa vai receber no dia.

- Não fale mal dos outros. Ver os defeitos dos outros é algo totalmente contrário à caridade. Antes de procurar os defeitos alheios, investigue o seus próprios e ocupe-se tratando deles.

- Não participe de debates infrutíferos. Perdemos muito tempo e energia com discussões que não vão levar a lugar nenhum, apenas para provar aos outros que o nosso ponto de vista é o correto. Isso é completamente desnecessário.

- Não procure estar com a razão sempre. Existe uma busca incessante por estarmos com a razão. Caso haja uma discussão, não alimente o monstro, dê o braço a torcer e se retire. Não se esqueça que cedo ou tarde a verdade sempre aparece.

- Reconheça quando errar. Errar é comum ao ser humano, pois faz parte do processo de aprendizado. Mas persistir no erro não é bom. Portanto, quando errar, reconheça e peça desculpas.

- Quando aparecerem muitos problemas, relaxe! Se o problema tem solução, fique tranquilo, pois tem solução. E se o problema não tem solução, fique tranquilo, pois não tem solução. E se eles forem muitos, você não precisa lidar com todos ao mesmo tempo, escolha um resolva este primeiro. Só depois pense nos outros.

- Pense antes de falar. Quando em um momento de exaltação falamos algo que não deveríamos, podemos magoar muito a alguém. Ou também podemos falar coisas que não acrescentem em nada produtivo ao assunto. Ponderar antes de falar evita muitos contratempos.

- Não se vanglorie de seus feitos. Agir com humildade é imprescindível. Não valorize e nem comente as coisas boas que você fez/faz. Guarde isso somente para você.

- Trabalhe na hora de trabalhar, descanse na hora de descansar. O descanso é importantíssimo, e sem ele estaremos sujeitos ao estresse e à irritação. Aproveite os momentos de descanso e relaxamento para se esvaziar dos problemas e recarregar as baterias. Uma meditação vai bem...

Essas são apenas algumas dicas, de pequenos detalhes que não nos apercebemos no dia-a-dia. Se você tem dicas também, deixe nos comentários!

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário acerca do post acima.

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?