O que está por trás dos vícios? - Parte 3 (final)

Post correspondente ao dia 19/02.

Continuação dos posts:
O que está por trás dos vícios? - Parte 1
O que está por trás dos vícios? - Parte 2

Conforme debatemos nos posts anteriores, pudemos perceber tudo o que contribui para os vícios:

- Desequilíbrio emocional
- Incapacidade de lidar com as tribulações da vida
- Dependência química
- Obsessão espiritual

E o viciado persiste no vício por:

- Pensar que está no caminho para a felicidade
- Não conseguir enfrentar os problemas de sua vida
- Dependência química
- Obsessão espiritual

Sendo que o ideal seria:

- Enfrentar os altos e baixos da vida, apreciando tanto os sabores doces quanto os amargos, aprendendo com cada situação e crescendo como indivíduo. Assim, usando do conhecimento adquirido para não mais errar e fazer escolhas mais maduras e disciplinadas no presente, a fim de assegurar um futuro melhor.
- Melhorar-se como pessoa, buscando adquirir as virtudes que ainda não possui e eliminar os seus defeitos. Dessa forma, passando a ver a vida por novos ângulos e com nova consciência, muitas coisas que seriam problemas se tornam pequenas e muitas coisas antes inalcançáveis ficam muito próximas de serem conquistadas.

Conclusão:

Não é nestes pequenos posts que compreenderemos em sua totalidade a profundidade dos problemas dos vícios e suas causas. Esta é apenas uma introdução a um tema complexo. A partir daqui, deve cada um seguir o seu aprendizado estudando a doutrina e também observando a suas próprias experiências. Tentando libertar-se de seus vícios, aprenderá muitas coisas no caminho e ao conseguir vencê-los, terá adquirido uma grande bagagem, que sera útil não só para si, mas também para auxiliar ao próximo.

Não se esqueça, que por mais que as coisas pareçam difíceis, você é capaz de vencer! Você tem todas as potencialidades dentro de si para vencer qualquer dificuldade e qualquer obstáculo. E mesmo assim, quando se sentir fraco e perdido, peça ajuda a Deus, pois ele te dará forças para vencer.

Para concluir, uma prece diária para auxiliar:

"Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é assistir aos homens e conduzi-los pelo bom caminho, amparai-me nas provas desta vida; dai-me a força de sofrê-las sem lamentações; desviai de mim os maus pensamentos, e fazei que eu não dê acesso a nenhum dos maus Espíritos que tentariam induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciência sobre os meus próprios defeitos, e tirai-me dos olhos o véu do orgulho, que poderia impedir-me de percebê-los e de confessá-los a mim mesmo. Vós, sobretudo, meu Anjo Guardião, que velais mais particularmente por mim, e vós todos, Espíritos Protetores, que vos interessais por mim, fazei que eu me torne digno da vossa benevolência. Vós conheceis as minhas necessidades; que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus. Que assim seja!"



Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

A felicidade que a prece proporciona

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Todo mundo erra! - Deixar o passado para trás!