Faça o bem sem olhar a quem

É interessante como muitos de nós nos dizemos caridosos, porém praticamos uma caridade seletiva - escolhemos quem desejamos ajudar.

Então vestimos a máscara da caridade, e no silêncio de nossos pensamentos destilamos o ódio aos nossos opositores.

Assim torna-se muito cômodo dizer-se cristão e ser hipócrita como um fariseu.

Mas não é isso que desejamos. Não queremos ser hipócritas. Não queremos ser fariseus. Queremos ser legítimos seguidores do Cristo.


Para tal, precisamos então DE FATO seguir ao Cristo.

É inaceitável para qualquer um que se diga cristão desejar o mal para alguém. Nem mesmo aos criminosos devemos desejar o mal.


Nosso primeiro passo deve ser um esforço sólido e sincero para não desejar o mal para os outros. Não importa o que quer que tenham feito. Todo aquele que incide em erro o faz por ignorância e fraqueza. Não esqueçamos da lição: "Aquele que nunca errou, que atire a primeira pedra!".

Todos nós cometemos erros em diferentes momentos da nossa vida e com diferentes níveis de gravidade. Que moral temos nós para julgar ao próximo?

E uma vez que consigamos progredir nesse aspecto, lembremo-nos da questão 642 de O Livro dos Espíritos:

"642.Basta não fazer o mal para ser agradável a Deus e assegurar um futuro melhor?
– Não. É preciso fazer o bem no limite de suas forças, porque cada um responderá por todo o mal que resulte do bem que não tiver feito."


Não esperemos que o discurso de "eu não desejo mal a ninguém" seja o nosso escudo. Este é apenas o primeiro passo de uma longa jornada.


O segundo passo é desejar o bem para todos. Simples assim.

Você consegue desejar o bem para aquele irmão que comete uma imprudência no trânsito e mesmo estando errado enche você de desaforos? E quando um criminoso é preso, consegue desejar que ele se arrependa de seus atos e se torne um ser bom algum dia?

Muito bonito na teoria, mas muito difícil na prática. Porém este é o ponto decisivo para quem quer seguir ao Cristo. É necessário que cada um pergunte a si mesmo: "É válido para mim todo o esforço necessário para vencer as minhas falhas morais e conseguir desejar o bem a todos, mesmo aos que cometem erros, para assim me tornar um seguidor do Cristo?".

Somente quando conseguirmos responder SIM para essa questão, é que finalmente estaremos prontos para esta etapa. Porque é impossível desejar o bem com palavras vazias. É necessário um coração repleto de amor para dar valor a essa intenção de desejar o bem ao próximo.


Mas como a evolução não dá saltos, seria impossível desejar que alguém simplesmente acordasse um dia desejando o bem para todos. É fundamental então que comecemos gradualmente desejando o bem para o maior número de pessoas, até que um dia conseguiremos desejar o bem mesmo para aqueles que fazem o mal.


O terceiro e último passo é a coroação do verdadeiro cristão. É quando conseguimos fazer o bem sem olhar a quem. É quando conseguimos cumprir na íntegra com o mandamento de tratar ao próximo como gostaríamos de ser tratados.

E não há nada melhor para ilustrar isso do que a reflexão do nosso grande Kardec:

"4 – “Amar ao próximo como a si mesmo; fazer aos outros como quereríamos que nos fizessem”, eis a expressão mais completa da caridade, porque ela resume todos os deveres para com o próximo. Não se pode ter, neste caso, guia mais seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo. Com que direito exigiríamos de nossos semelhantes melhor tratamento, mais indulgência, benevolência e devotamento, do que lhes damos? A prática dessas máximas leva à destruição do egoísmo. Quando os homens as tomarem como normas de conduta e como base de suas instituições, compreenderão a verdadeira fraternidade, e farão reinar a paz e a justiça entre eles. Não haverá mais ódios nem dissensões, mas união, concórdia e mútua benevolência."
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. 15 – Fora da caridade não há salvação - O Maior Mandamento)

É necessário um grande amor, um grande desprendimento e uma grande humildade para fazermos o bem mesmo para aqueles que fazem o mal. É necessário amar sem julgamentos para que possamos fazer a caridade sem mácula.

Aquele que consegue, mediante seus esforços de transformação interna, atingir este patamar, pode sem sombra de dúvidas ser chamado de verdadeiro seguidor do Cristo.


Ainda que tudo seja assim tão simples, nada disso é fácil. Pois é essa dificuldade que separa os que querem daqueles que apenas gostariam.

Aqueles que querem seguir Jesus, não medirão esforços para tornarem-se pessoas melhores, mesmo que isso signifique destruir o velho eu e construir um novo eu.

Aqueles que apenas gostariam de seguir Jesus, vão achar que é muito trabalho e decidirão deixar isso para outra hora, porque agora tem assuntos mais urgentes a tratar.


E assim, amados irmãos, Deus está sempre de portas abertas para receber os seus filhos, dando iguais oportunidades a todos. Mas como o caminho é estreito e a porta mais estreita ainda, "Muitos são os chamados e poucos são os escolhidos". Somente aqueles que desejam esse objetivo com todo o seu coração, serão capazes de triunfar.

Mas não tenha medo. Comece agora.

Toda longa jornada começa com o primeiro passo.

Vamos todos nos unir em uma grande fraternidade dos trabalhadores da última hora!

Só falta você!




Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?