A grande viagem chamada reencarnação

Já falamos sobre a reencarnação algumas vezes aqui no blog. A saber:

- Porque a Reencarnação é fato e não poderia ser de outra forma

- Falando sobre a reencarnação - Crianças prodígio

- Falando sobre a reencarnação - A justiça divina e a reencarnação

- Falando sobre a reencarnação - Casos documentados que indicam reencarnações

Sendo o primeiro link uma leitura essencial para todos que são novos no tema, e os demais um complemento do primeiro.

Mas agora que já falamos sobre a reencarnação, queremos abordar como o espírito se sente em relação à tudo isso.


- O desencarne

Como bem sabemos, somos seres espirituais de vida eterna, criados simples e ignorantes com o propósito de adquirirmos a perfeição através de nossas escolhas e vivências, onde nos desenvolvemos em intelecto e moralidade.

Como a evolução não dá saltos, é necessário que passemos por experiências na matéria, as quais nos servem de escola e nos fornecem todas as situações necessárias para o nosso desenvolvimento intelectual e moral.

Porém quando estamos encarnados, para que possamos melhor usufruir desta condição, somos submetidos à uma amnésia quase total sobre a nossa origem e o nosso passado (popularmente chamado véu do esquecimento).

Com isso, acabamos esquecendo nosso propósito de vida e não cumprindo com os nossos objetivos espirituais.

E eis que quando desencarnamos, o véu do esquecimento é removido (pois já não estamos mais encarnados) e relembramos de tudo*: quem somos, qual a nossa história, quais eram nossos objetivos. E na maioria dos casos, falhamos com a maioria deles.

(*OBS: Espíritos muito apegados à matéria ou ao mundo material podem demorar mais para relembrar.)



- Conscientização e estudo

Um grande arrependimento** toma conta de nós, e nos sentimos tristes e desapontados por termos falhado outra vez. E agora, tal qual a criança que foi mal na prova porque não estudou, desejamos ter uma outra oportunidade, para tentar fazer certo dessa vez.

(**OBS: Espíritos muito endurecidos podem levar anos até se conscientizarem e se arrependerem.)

Quando nos conscientizamos sobre os nossos erros e nos arrependemos deles, ganhamos o amparo dos benfeitores espirituais, que nos conduzirão para a etapa seguinte, a do esclarecimento.

Porque não basta saber que erramos. É necessário entender porquê erramos. E também é necessário fazer as pazes com o passado através do auto-perdão.

Uma vez que estejamos prontos, é necessário aprender sobre os nossos erros, para que consigamos não mais repeti-los. Muito é aprendido na teoria, porém somente na vida material (encarnação) teremos a oportunidade de colocar tudo em prática.

Depois de toda essa preparação, e com o auxílio dos benfeitores amigos, nos sentimos aptos a pedir por mais uma oportunidade de reencarnar, agora que estamos confiantes de que triunfaremos.


- Planejamento reencarnatório

Embora estejamos bem-intencionados e nos sentindo preparados, um processo reencarnatório não é nem um pouco simples e necessita um planejamento perfeito.

O planejamento reencarnatório tem o objetivo de preparar, na encarnação que se segue, o melhor cenário possível para que possamos ter todas as oportunidades que necessitamos para a nossa evolução.

Em uma equipe formada por nós, espíritos familiares, nossos guardiões espirituais e espíritos especialistas na tarefa, é iniciada a complexa tarefa de planejamento que em linhas gerais consiste de:

- Fornecer todas as oportunidades para resgate e expiação dos débitos espirituais
- Fornecer todas as oportunidades para reflexão sobre a realidade espiritual (o "despertar")
- Fornecer todas as oportunidades para o desenvolvimento intelectual
- Fornecer todas as oportunidades para o desenvolvimento moral
- Planejamento de testes e provas espirituais
- Escolha da família que reúna o melhor cenário de laços kármicos e de oportunidades de desenvolvimento
- Prever nossos possíveis pontos de falha e criar mecanismos para evitá-los (embora ainda suscetíveis ao nosso livre-arbítrio quando encarnados)

E para que isso seja possível, é necessário um estudo aprofundado de:

- Nossas encarnações anteriores
- Da última encarnação
- Da nossa personalidade
- Do nosso grau de esclarecimento
- Dos nossos defeitos e virtudes
- Das nossas tendências

Uma vez que todo o complexo planejamento esteja pronto, estamos finalmente preparados e aguardaremos nosso momento de encarnar.

- A preparação para o nascimento

Embora estejamos tremendamente ansiosos, afinal já entendemos nosso erros, nos arrependemos, estudamos, planejamos, fizemos tudo o que era necessário e temos certeza de que agora conseguiremos fazer tudo certinho, ainda assim estamos submetidos a uma organização maior, que envolve todos os demais desencarnados que aguardam por sua vez.

É necessário aguardar o nosso momento. É necessário esperar que o tempo corra na Terra (ou no planeta que formos encarnar) e que os eventos se desenrolem até o ponto propício.

Esse tempo extra é ideal para revisar todas as lições e todos os preparativos.

Nossa família já foi escolhida, e quando o momento da encarnação se aproxima, somos autorizados a gradualmente nos aproximarmos de nossos pais. Não é à toa que muitos casais decidem súbitamente terem filhos, ou mães que sonham com um menino ou uma menina. É a influência do espírito que deseja encarnar.

No momento da concepção, o nosso perispírito é ligado às células do embrião, iniciando o processo de encarnação. À medida que os meses de gestação passam, nosso perispírito vai se reduzindo de tamanho, para que esteja em tamanho compatível com o corpo no momento do nascimento.


- O nascimento

E eis que o dia chegou! Os encarnados correm para o hospital para que o parto possa acontecer.

Por um instante, tudo se apaga. O perispírito completa seu acoplamento nesse novo corpo que está pronto. O véu do esquecimento instaura-se por completo, para que possamos ter experiências novas sem estarmos presos às memórias ruins do passado. Todas as informações ficarão armazenadas no nosso subconsciente e poderão ser acessadas através da intuição.

E em uma sala iluminada, o médico bate em nossa bundinha novinha em folha, ao que respondemos com o nosso primeiro choro.

Enquanto isso, nossos benfeitores amigos que acompanham o momento dizem: "Respire irmão! E bem-vindo a mais uma jornada rumo à evolução."


- Conclusão

De posse de todo esse conhecimento, de todo o entendimento sobre esse processo, é necessário que acordemos! Nossos corpos vivem mas nossos corações estão adormecidos!

Precisamos acordar e relembrar da nossa realidade, do nosso objetivo maior de crescimento e evolução.

Ainda que tenhamos o véu do esquecimento, Deus em sua infinita bondade e misericórdia permitiu que em nossa consciência tenhamos a plena noção do que é certo e do que é errado.

Mais ainda, temos à nossa disposição centenas de religiões e filosofias capazes de nos despertar para o caminho do bem.

Vejamos todo o trabalho envolvido para que estivéssemos aqui hoje, vivendo essa experiência. Vamos desperdiçar mais esta chance?

Até quando, por nossa própria escolha, ficaremos presos nos mesmos erros de sempre?

Até quando ficaremos nos distraindo com os brinquedos do mundo material?

É hora de acordar. Acordar o espírito imortal que somos, com toda a potencialidade para atingir a perfeição. Acordar para o nosso objetivo maior e realizá-lo, finalmente fazendo bom uso das oportunidades que recebemos.

Chegou o momento:

Acorde irmão! E bem-vindo a mais uma jornada rumo à evolução!



Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

A felicidade que a prece proporciona

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Todo mundo erra! - Deixar o passado para trás!