Deus em nossas vidas

Quanto mais se avança dentro das ciências, mais se pode apreciar a grande obra divina.

Que dizer do fantástico corpo humano, com suas diversas funções extremamente complexas e impecáveis? E como se não bastasse, é a única máquina conhecida que se auto-repara, e quando não é capaz de se auto-reparar, adapta-se da melhor maneira que pode.

E o que dizer do cosmos, da infinidade e variedade dos astros e suas estrelas, espalhados nos diversos sistemas, constelações e galáxias? Todos operando na mais perfeita ordem, no seu incomensurável sincronismo por toda a eternidade.

Muito grande? Quem sabe melhor voltar ao nosso pequeno planetinha azul e observar todo o ecossistema, que trabalha em uma cadeia perfeita, onde o desbalanço de uma espécie prejudica todas as demais? Onde tudo foi feito para ser preciso como um relógio, por vários e vários ciclos em que o nosso orbe já passou.

E assim em todas as ciências, uma constante está sempre presente: a perfeição.

Embora sejamos relutantes em aceitar isso, a perfeição é um fato no universo e só indica que o acaso jamais poderia estar por trás de tudo o que existe. Somente uma força com inteligência máxima poderia estar por trás de tantas obras perfeitas, que se sinergizam, se somam e se imitam nos grandes padrões universais.

Quando adquirimos a humildade para aceitar este fato, vamos começando a perceber a presença de Deus em nossas vidas. Não somente nas manifestações exteriores do mundo, mas também em tudo o que acontece conosco.

Há dias em que tudo parece dar errado. Tudo o que planejamos foge do nosso controle e vai em outra direção. Ficamos irritados e estressados com isso. Porém algum tempo depois se revela que tudo foi na melhor direção possível, e que se fosse pelo caminho inicial, os resultados não seriam tão bons.

Também há aquelas vezes em que todas as portas se fecham na nossa frente, porém se olharmos em volta veremos que novas portas se abriram, muito mais promissoras do que as primeiras.

Deus está sempre a atuar em nosso favor. Porém nem sempre estamos atentos ao seu chamado. Muitas vezes colocamos viseiras de cavalos e só olhamos em uma direção, vendo a estrada e somente a estrada, sem olhar em torno de nós e ver as paisagens maravilhosas que existem pelo caminho.

Deus atua por meios sutis, sem nunca impor nada, pois respeita o nosso livre arbítrio. Mas está sempre a fornecer oportunidades, das quais podemos aceitar ou rejeitar. Infelizmente às vezes Deus nos abre dez portas, mas por teimosia insistimos em permanecer olhando para as portas que já se fecharam - ou pior ainda - olhamos para as dez e voluntariamente as rejeitamos, porque preferimos ficar esperando para ver se a porta que já se fechou, abrirá novamente.

Somos como ciclistas em uma competição. Deus jamais subirá na bicicleta para pedalar por nós, mas certamente estará por perto para alcançar a água, nos dar palavras de incentivo e nos aguardar na linha de chegada. As pedaladas serão sempre nossas e somente nossas, de outra forma não seria justa a nossa vitória.

E quando tomamos conhecimento de tudo isso, passamos a cada dia identificar mais a perfeição em todas as coisas, e a infinidade de oportunidades que Deus coloca em nossas vidas diariamente para aproveitarmos, se assim desejarmos.

Portanto, amados irmãos, estejamos atentos para que possamos ver essas bênçãos em nossas vidas e aproveitá-las.

Deus está sempre batendo à porta de nossos corações, mas somente nós podemos abrir e permitir a sua entrada.


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?