Estejamos todos vigilantes - a ação dos espíritos enganadores

Hoje abordaremos este tema de extrema importância para todos os espíritas, desde os novatos até os veteranos.

O despertar coletivo vem acontecendo, graças à ação de todos os trabalhadores do bem (encarnados e desencarnados), devido à este momento de transição planetária (já tratado neste texto) em que nos encontramos.

Porém, à medida que a humanidade avança para o caminho do bem, com pessoas a cada dia mais conscientes e mais voltadas para o amor ao próximo e para a transformação interior, vemos os adeptos da maldade (encarnados e desencarnados) cada vez mais desesperados e cometendo mais e mais atrocidades.

Embora as ações dos encarnados sejam fáceis de perceber, pois nos são jogadas na cara em cada noticiário, porém as ações dos desencarnados são silenciosas e nem sempre estamos atentos para percebê-las.

Uma vez que aqueles irmãos menos esclarecidos que ainda se comprazem na maldade percebem que já estão com a guerra perdida, eles tentam causar o máximo de dano possível, tentando retardar a sua derrota.

Quem observou atentamente foi capaz de perceber isto nas recentes eleições. Muitas mentiras foram jogadas ao público, tanto pelas fake news quanto pelos próprios candidatos fazendo qualquer negócio para confundir os eleitores e não perderem votos.

Mas o direcionamento que pretendemos passar no dia de hoje é em relação ao número de novas doutrinas que surgem a cada dia.

Valendo-se das facilidades de se produzir conteúdo nos meios digitais hoje em dia, os inimigos do bem a cada dia criam novas religiões, seitas e doutrinas, que visam somente confundir as pessoas bem-intencionadas que querem trilhar o caminho do bem.

Sob nomes criativos e chamativos, espíritos pseudo-sábios e enganadores passam informações incorretas (porém bem elaboradas) que tendem somente a confundir as pessoas, principalmente os iniciantes, desviando-os para caminhos não saudáveis e gerando uma confusão que lhes impede de ter uma fé raciocinada.


Essas teorias errôneas não passam de uma artimanha dos espíritos enganadores que desejam tirar as pessoas do caminho do bem e da mudança interior.

Portanto, após o alerta, quero deixar os nossos conselhos para os espíritas e também para os não-espíritas.

- Conselhos para os espíritas:

Estudem muito as obras de Kardec. Nelas contém toda a base da Doutrina Espírita, onde Kardec não só diz porque algo é assim, mas também porque não poderia ser de outra forma. O Espiritismo consiste em um sistema completo, onde todas as perguntas encontram respostas e não há contradições nem incoerências. Estudem as obras na sua ordem de lançamento, pois assim fica mais fácil aproveitar o raciocínio de Kardec.

Quanto aos demais livros, detenham-se aos autores espíritas clássicos e àqueles que verificadamente seguem o espiritismo. Ao ler qualquer livro fora desse contexto, exercitem o raciocínio crítico: questionem. Se um livro levanta mais perguntas do que respostas, descarte-o, pois é melhor rejeitar dez verdades do que aceitar uma mentira.

Aliás, questionem tudo, até Kardec. Principalmente Kardec!!! Questionem Kardec com ferocidade, pois é só através da lógica e da razão que todas as respostas são encontradas. Não se contentem com uma resposta que está na codificação, busquem o sentido por trás daquela resposta.

O mesmo conselho que vale para os livros, vale para as palestras no Youtube: detenham-se a palestrantes dignos de confiança, e ao saírem deste círculo, estejam sempre atentos e questionem as informações que encontrarem.

Sugestões de palestrantes: Divaldo Franco, Raul Teixeira, Haroldo Dutra Dias, Sérgio Lopes, André Trigueiro, Rossandro Klinjey, Nazareno Feitosa, entre outros. Faltaram alguns na lista mas só nestes nomes já há muito material de estudos.

- Conselhos para os não-espíritas:

Você tem o direito de seguir o caminho que quiser, ou até mesmo não seguir nenhum caminho em específico, mas ainda assim, fique alerta:

Duvide de qualquer sistema ou doutrina que coloque como condição da salvação qualquer coisa que não seja a prática do bem e o desenvolvimento das virtudes. Somente isso importa. Todo o resto é acessório.

Repito: o único caminho que conduz a Deus (ou à força superior equivalente que você seja devoto) é o caminho do bem e do desenvolvimento das virtudes. Nada mais, nada menos. Este conhecimento já está presente na humanidade desde milênios, e pode ser conferida no Budismo e em diversas outras religiões antigas. Embora algumas estejam muito carregadas de simbolismos e rituais, no cerne de todas está este ensinamento.

Desconfie de tudo que tentar lhe afastar desse caminho.

- Conclusão:

Fomos alertados de que haveriam falsos cristos e falsos profetas. Assim foi desde sempre e ainda é nos dias de hoje, porém os falsos profetas percebendo que suas mentiras não funcionam mais, apelam para a confusão do público. Não caiam nestes charlatanismos. Não se desviem do caminho do bem.

Levem este texto para os seus grupos de estudos e debatam o tema. Alertem seus amigos. Se não quiserem levar esse texto em si, não há problema, mas trabalhem em cima desse tema. Estejamos todos nós de olhos abertos.

Só há uma forma de se proteger, que é com o conhecimento. Estudem, dediquem-se ao conhecimento. Estudem o Livro dos Espíritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo 20 vezes cada se for necessário, e estejam sempre vigilantes sobre as investidas dos inimigos do bem.

Estejamos todos atentos, mas não tenhamos medo. Pois não é a luz que teme a escuridão. É justamente a escuridão quem teme, pois basta um raio de luz para dissipá-la.

Paz e luz a todos.


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?