Últimos Posts:

Últimos posts

segunda-feira, 3 de março de 2014

As oportunidades de aprendizado estão em todas as ocasiões

Post correspondente ao dia 26/02.


Concordamos que as pessoas amadurecem com a idade. Tanto é que antigamente os anciãos eram os mais respeitados em várias culturas, justamente por sua grande sabedoria.

Mas o que é essa sabedoria? É algum poder mágico que a velhice traz?

A sabedoria é fruto do aprendizado que ganhamos com a experiência. Quanto mais passamos por variadas situações, vamos aprendendo com cada uma delas.

Só que um sábio não é necessariamente uma pessoa que viveu muito, mas sim uma pessoa que aprendeu muito com o que viveu. Pode-se aprender pouco em muito tempo  ou pode-se aprender muito em pouco tempo.

Mas quem decide isso?

Nós que decidimos!

A vida nos traz diariamente um turbilhão de situações e acontecimentos. Podemos deixar isso passar despercebido ou podemos aproveitar isso para o nosso crescimento.

Para os espíritas, que visam progredir espiritualmente, é fundamental estar sempre atento para tudo o que nos acontece.

Quando algo ruim nos acontece, devemos lembrar que toda adversidade traz alguma lição.

Quando estamos estagnados em nossas vidas, devemos perceber onde estamos errando.

Já dissemos muitas vezes aqui no blog: "enquanto utilizarmos as velhas fórmulas, obteremos os mesmos velhos resultados".

É necessário mudar nossas fórmulas para atingirmos novos resultados. E isso depende de nossa observação, para perceber onde estamos errando. Depende de nosso aprendizado, para perceber o que devemos e o que não devemos fazer.

É assim que iremos progredir.

Existem pessoas, por exemplo, que vivem queixando-se de solidão. Mas não percebem que não fazem absolutamente nada para serem agradáveis. São exigentes, egoístas e orgulhosas. Não tem nada a oferecer ao próximo, somente lamúrias e reclamações. Quem vai se aproximar de uma pessoa assim?

São essas coisas que devemos perceber. E com isso aprender, para não errar mais.

Mudando a nós mesmos, abrimos novas portas, que trarão novos resultados e novas experiências.

A vida, portanto, é um mar de oportunidades. Os atentos as aproveitam e crescem. Os desatentos não percebem nada e continuam estagnados, desperdiçando assim mais uma valiosa jornada aqui na Terra.

Até quando desperdiçaremos nossas oportunidades?

A hora de agir é agora!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário acerca do post acima.