O reclamismo e o pessimismo são grandes inimigos

Estes são dois problemas que afetam uma grande parcela das pessoas: o reclamismo e o pessimismo.

O reclamista é aquele que acha tudo ruim, nada é bom o suficiente. Por melhores que as coisas sejam, sempre acham algum modo de reclamar de alguma coisa. Isso é também um vício. O reclamista torna-se infeliz, porque só vê o lado ruim das coisas e nada o contenta.

O pessimista é aquele que acha tudo difícil e impossível. Só pensa nas chances de algo dar errado, e de certa forma chega a torcer para que dê errado, pois assim pode satisfazer-se em ter acertado. É também um vício. O pessimista torna-se infeliz, porque só vê dificuldades e fracassos. Por mais que obtenha uma vitória, fica sempre esperando o pior que, na sua imaginação, certamente virá depois.

Essas duas condutas, que podem ser separadas ou combinadas, causam uma grande infelicidade, e o pior, por vontade própria. Não sendo suficiente o prejuízo que causam a si mesmos, os reclamistas e os pessimistas criam em torno de si uma atmosfera de negativismo, tristeza e depressão, contaminando a todos aqueles que os cercam.

E aí, essas mesmas pessoas dirão que Deus é ruim para elas, porque não lhes dá uma vida feliz.

Mas como serão felizes se têm tudo nas mãos e não querem ver?

Todos os dias Deus nos dá inúmeras oportunidades de sermos felizes, de aprendermos, de ajudarmos ao próximo, e tantas outras coisas que precisarmos. Mas se estivermos de olhos fechados, nunca veremos essas oportunidades.

Se faz um lindo dia de sol, reclamam que o sol está forte. Se chove, reclamam porque está molhado. Se é verão, reclamam porque é quente. Se é inverno, reclamam que é frio. Se é primavera, reclamam porque ainda não é verão. Se é outono, reclamam porque ainda não é inverno.

Se ganham algo usado, reclamam porque não é novo. Se ganham algo novo, reclamam porque não é o mais caro. Se ganham o mais caro, reclamam porque não é isso que gostariam de ganhar.

Como então que pessoas reclamistas serão felizes?

E os pessimistas então?

Não tentam conhecer pessoas novas porque serão chatas. Não tentam conhecer lugares novos porque serão ruins. Não mudam de emprego porque o próximo pode ser pior. Não saem pra passear porque pode chover. Não cozinham uma receita nova porque pode ficar ruim. Não comem uma comida diferente porque pode fazer mal.

Como ser feliz vendo a vida cinza? E o pior ainda, por vontade própria!!!

Portanto, queridos irmãos, antes de reclamarmos de que Deus não nos ajuda e que a vida é ruim para nós, observemos nossas atitudes para ver se não somos nós mesmos os próprios criadores de nossos tormentos.

Nos espantaremos com os resultados!

Fica a reflexão!


Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?