A lição da determinação

Hoje trago um texto que li e gostei muito. Ao final, iremos às reflexões.

"Num vale cercado por duas imensas montanhas vivia um velho. Seu apelido era Velho Louco porque ele sempre inventava projetos impossíveis.
Certo dia, o Velho Louco ficou cansado de ter que dar a volta nas montanhas para sair do vale. Reuniu sua familia e declarou:

--- Precisamos remover essa montanha que fica no meio do caminho!
Seu filho e seu neto ficaram muito animados com a idéia e queriam começar a remover a montanha imediatamente.Mas a mulher do velho ficou brava: 

--- Você já tem noventa anos! Você não tem força para remover montanha nenhuma! Será que isso não é outra de suas famosas loucuras? Como é possível alguém da sua idade remover uma montanha? 

Mas o velho não desistiu de sua idéia. 
--- Podemos transportar a terra das montanhas para o mar! 

No dia seguinte o Velho Louco seu filho e seu neto, munidos de pás e enxadas, caminharam em direção às montanhas. Nisso, receberam a ajuda de outro jovem que vivia perto. Juntos os quatro trabalhavam dia e noite. Quando chegou o inverno,um sábio da cidade resolveu demovê-los de sua idéia, temendo que morressem de frio. Ele disse:

--- Velho Louco na sua idade já devia saber que sua idéia é maluca! Você está fraco. Como pode achar que irá remover uma montanha? 

O Velho Louco suspirou e respondeu:
--- Sua cabeça é dura demais. Até uma criança é mais sábia que você. Não dá para perceber que, mesmo que eu nunca termine esse trabalho, meu filho e meu neto o levarão adiante? E se eles não conseguirem remover essa montanha, virão seus filhos e netos para continuar. A montanha por sua vez não cresce. Então se cada geração tirar um pedacinho dela, um dia ela desaparecerá. 

Sem argumentos para defender-se, o sábio partiu. O tempo passou, o Velho Louco e seu filho continuaram escavando a montanha. Mas embora as pessoas, fizessem piadas sobre eles, os espíritos da montanha ficaram preocupados. Eles perceberam que o Velho Louco era determinado e que a montanha, com o tempo realmente desapareceria, mesmo que só acontecesse num futuro remoto. 

Assustados, os espíritos dirigiram-se aos senhores do céus e eles contaram o que acontecia. As divindades ficaram curiosas com a atitude do Velho Louco e decidiram auxilia-lo. Certa noite, enviaram dois gigantes para levar as montanhas embora; Uma foi carregada para o leste, a outra para oeste. Na manhã seguinte, quando as pessoas olharam pelas janelas, as montanhas que bloqueavam o caminho tinham, simplesmente, desaparecido." Lieh tse

Quantas vezes em nossas vidas nos deixamos vencer pela preguiça e pelo desânimo?

Quantas vezes deixamos as pessoas nos dizerem que nossos sonhos são impossíveis?

Quantas vezes desistimos de nossos projetos na primeira dificuldade?

A vida é cheia de desafios e de dificuldades. E nós somos cheios de sonhos e projetos.

Mas para que nossos sonhos se tornem realidade, é necessário que tenhamos coragem e determinação.

As dificuldades sempre irão existir, mas não podemos deixar que elas nos impeçam.

Em nossa vida isso se faz uma verdade.

Na jornada espiritual, é uma verdade maior ainda.

Nessa jornada de evolução, de melhoramento de nosso caráter, de cultivar as virtudes, eliminar os defeitos e amar ao próximo, sempre surgem muitas adversidades.

Alguns perguntarão: "porquê fazer isso? para quê todo esse esforço?"

Mas assim como o "Velho Louco", nós sabemos porquê estamos fazendo isso. Nós sabemos os frutos que iremos colher desse trabalho longo e árduo.

Portanto, não deixemos que as outras pessoas e as dificuldades nos impeçam de atingir os nossos objetivos e sonhos.

Força, coragem e determinação!

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?