O evangelho no lar

Muita gente já ouviu falar da prática chamada "evangelho no lar", mas nem todo mundo sabe como fazer. Portanto, este será o nosso tema de hoje.

O evangelho no lar consiste em dedicarmos um dia da semana para orarmos em família, debatendo os temas do evangelho e orando pelos necessitados.

Os benefícios são enormes, pois tornamos nossa casa um ponto de luz que irradia-se em todas as direções. Os conflitos familiares diminuem, temos mais paz, mais paciência, e aprendemos como conviver melhor com os outros.

Se isso já não fosse o bastante, ainda temos a oportunidade de enviar nossas preces pelos necessitados, encarnados e desencarnados, promovendo um alívio em seus sofrimentos.

Quando mantemos a periodicidade e a disciplina, grupos de irmãos desencarnados vem participar do evangelho conosco, alguns para aprender, outros para nos dar boas intuições. Até mesmo familiares desencarnados vem nos visitar sem que imaginemos.

Agora que já sabemos os benefícios, vamos ver como se faz:

1 - Escolher um dia e horário na semana, que deverão ser seguidos à risca. É fundamental escolher um dia em que tenha-se certeza que todos os participantes estarão em casa (ou pelo menos a maioria).

2 - Se já não tiver, adquirir um exemplar de "O Evangelho Segundo O Espiritismo". Normalmente custa em torno de 10 reais.

3 - Preparar a mesa com uma toalha branca e um copo com água (se forem muitas pessoas, usar uma jarra). A toalha branca não é obrigatória, é apenas simbólica, mas ajuda a condicionarmos nossa mente ao momento de oração. Se for do agrado de TODOS, pode-se colocar música suave, em um volume bem baixo.

4 - Três minutos antes do horário previsto, todos os participantes devem já estar sentados à mesa, mantendo-se em silêncio e procurando desligar-se dos problemas e preocupações. Procurar respirar fundo e suavemente para relaxar.

5 - No horário previsto, um dos participantes (escolhido previamente) fará uma breve oração de abertura, pedindo a Deus o auxílio dos bons espíritos para iniciar o evangelho. É recomendável que aquele participante que tiver maior conhecimento da doutrina espírita lidere a reunião.

6 - Um dos participantes deve abrir "O Evangelho Segundo O Espiritismo" em uma página aleatória e fazer a leitura de todo o tópico que ali estiver.

7 - Após a leitura, todos os participantes devem comentar sobre o tópico lido, cada um falando o que entendeu. Lembremos que este não é um momento de apontar os defeitos dos outros, é para que cada um reflita no tema e aplique em sua vida.

8 - Após os comentários, um dos participantes (escolhido previamente) faz uma oração pelos necessitados. Se preferir, podem todos os participantes fazerem juntos a "Prece de Cáritas" ou a "Oração pelas almas sofredoras que pedem preces" (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XXVII, item 66.). Neste caso, é bom que todos tenham uma cópia (xerox) da prece, para orarem juntos.

9 - Por fim, um dos participantes faz a prece de encerramento, agradecendo a Deus por este encontro e a todos os bons espíritos que vieram auxiliar. A duração ideal do evangelho é entre 15 e 30 minutos. A duração deve ser estipulada previamente e ser seguida à risca.

10 - Após o encerramento, se for do agrado de todos, pode-se fazer uma oração que todos saibam. Recomenda-se a oração do "Pai Nosso" ou a "Oração da Paz". E após, todos podem beber da água que está sobre a mesa.

Com estes 10 passos, você já pode fazer do seu lar um farol de amor e paz.


Observação:
Obviamente, não são somente os espíritas que se beneficiam deste tipo de oração em família. Pessoas de qualquer religião, que se unirem semanalmente para orar em família, obterão os mesmos benefícios à sua família e ao seu lar.

----------
Anexo
----------

- Modelo de prece de abertura:
"Pai, hoje nos reunimos para aprender e para orar. Ajuda para que estejamos receptíveis para estes ensinamentos, e que nossas preces possam chegar a todos aqueles que delas necessitarem. Que os bons espíritos possam estar presentes nos auxiliando e amparando durante este encontro. Que assim seja."

- Modelo de prece de encerramento:
"Senhor, obrigado por mais este maravilhoso momento de oração em família. Que possamos colocar em prática o que aprendemos com a leitura de hoje. Que possamos sair daqui modificados: mais calmos, mais bondosos e mais humildes. Agradecemos a todos os irmãos que vieram orar conosco e a todos os bons espíritos que vieram em nossa assistência. Que assim seja."

Comentários

Posts mais visitados

O óbolo da viúva - a verdadeira caridade

Benefícios pagos com a ingratidão

10 coisas que aprendi com o Espiritismo

A felicidade que a prece proporciona

Convidar aos pobres e estropiados

Provas voluntárias e a verdadeira penitência

O perdão e a indulgência

Os tormentos voluntários

Pecado por pensamentos

Reflexão: O que realmente é importante?